Vídeos

Voltar

Vídeo: O acervo e a retrospectiva de Millôr Fernandes no IMS Paulista

Em cartaz até 27 de janeiro de 2019 no IMS Paulista, a mostra "Millôr: obra gráfica" exibe um conjunto de 538 imagens do humorista, dramaturgo e tradutor, Millôr Fernandes. Com curadoria de Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires, a retrospectiva mapeou sete décadas de produção do artista, partindo do acervo com 7 mil imagens que estão sob os cuidados do IMS.

"Todo esse projeto da exposição, ele nasceu muito do trabalho com o acervo. O Acervo do Millôr Fernandes chegou ao Instituto em 2013, logo um ano após a morte do artista, e esse acervo vem sendo trabalhado desde então: a gente se dedica à pesquisa, à conservação, e isso gera uma catalogação, que vem sendo feita desde então", comenta a curadora Julia Kovensky no vídeo.

A mostra divide em cinco grandes conjuntos a obra gráfica de Millôr, dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do “Pif-Paf”, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963.

"Cada pessoa tem o seu Millôr e cada década tem uma lembrança... O objetivo dessa exposição, que é a primeira feita desse jeito, é a gente dar um panorâma de toda essa produção", observa Paulo Roberto Pires, curador da mostra, no vídeo.

Confira a seguir um pequena amostra desta exposição imperdível: