Vídeos

Curta de Wilson Coutinho sobre Cildo Meireles, de 1979, tem fotografia de Miguel Rio Branco

Produzido em 1979 pelo jornalista e crítico de arte, Wilson Coutinho, o curta "Cildo Meireles" apresenta o trabalho do artista plástico brasileiro e suas formas de repensar as artes plásticas naquele período. "A história das artes plásticas é ainda a história do olhar; o que resta fazer são novas construções de imagens. Cildo Meireles constrói essas imagens". Assim começa o filme de pouco mais de 10 minutos sobre Cildo Meireles, que conta com fotografia de Miguel Rio Branco.

O curta bebe da fonte de seu personagem-tema e trabalha também com inserções ideológicas - assim como faz o artista, sendo bem explicado em uma das cenas do curta, onde uma imagem de John Wayne num faroeste é dublada em português e o caubói “comenta” a arte do brasileiro. A cena, engraçada e ao mesmo tempo eficiente, ilustra bem o conceito pregado por Meireles. Confira:

 

Tunga: Galeria Psicoativa - Inhotim

O espaço apresenta perspectiva de mais de 30 anos da produção do pernambucano Tunga (1952 - 2016). Grande incentivador do Inhotim ele foi um dos primeiros artistas a ter uma galeria no instituto.
Saiba mais sobre o Inhotim, seu acervo de arte contemporâne, seu projeto paisagístico e seu jardim botânico e seus programas educativos na série de matérias produzidas pelo InfoArtSP sobre o instituto.

Confira a Galeria Psicoativa de Tunga: 

Cobertura InfoArtSP: Arte Atual 2017 - Fábula, frisson, melancolia

O Instituto Tomie Ohtake criou em 2013 o programa"Arte Atual", plataforma para pesquisas artísticas, de caráter experimental, onde um grupo de artistas convidado desenvolve um novo trabalho por meio de uma questão sugerida pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria da instituição. A edição 2017 da mostra inaugurou no dia 28 de setembro, sob curadoria de Paulo Miyada e Carolina De Angelis.

Essa sexta edição leva o nome "Arte Atual, em Fábula, frisson, melancolia", e apresenta Marcelo Cipis, Pedro Wirz e Tiago Tebet como catalisadores de imaginários e sensibilidades do tempo presente. 

Confira as salas e obras da exposição no vídeo produzido pelo InfoArt no evento de abertura:

Cobertura InfoArtSP: ArtRio 2017

O InfoArt cobriu a ArtRio 2017 que estreou em novo endereço, na Marina da Gloria. Chegando a sua 7ª edição, a feira apresentou um novo formato para visitação das galerias, além dos programas com curadorias especiais. Ao todo, foram mais de 70 galerias brasileiras e internacionais. A programação paralela começou no dia 11 de setembro e a feira aconteceu entre os dias 13 e 17 de setembro, no Rio de Janeiro.

Confira o vídeo de cobertura do InfoArtSP na ArtRio 2017: