Vídeos

Voltar

[ASSISTA] Trailer oficial de "Human Flow", documentário de Ai Weiwei

"Human Flow", primeiro longa-metragem de Ai Weiwei, onde o renomado artista chinês acompanha refugiados de todo o mundo, foi lançado durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Com 140 minutos de duração, "Human Flow" (Fluxo humano, em tradução livre) foi filmado principalmente na ilha grega de Levsos e inclui entrevistas e imagens de mais de 40 campos de refugiados em 23 países. O documentário do chinês - que já foi confinado ao seu próprio país há anos depois que as autoridades chinesas pegaram seu passaporte e o proibiram de viajar - examina a situação global dos imigrantes expulsos de suas terras, seja pela pobreza, a guerra ou as mudanças climáticas.

A crise global dos refugiados tem sido tema central nos trabalhos recentes de Ai Weiwei, incluindo a instalação do “Law of the Journey”, sob a temática de bote salva-vidas, agora vista na Galeria Nacional de Praga, além dos milhares de coletes salva-vidas utilizados para envolver fachadas de construções em Berlim e Viena.

Sobre "Human Flow"
Mais de 65 milhões de pessoas ao redor do mundo foram obrigadas a abandonar suas casas para escapar da fome, de mudanças climáticas e guerras no maior deslocamento humano desde a Segunda Guerra Mundial. "Human Flow", uma jornada épica conuzida pelo internacionalmente renomado artista Ai Weiwei, dá uma poderosa expressão visual a esta massiva migração humana. O documentário elucida tanto a escala surpreendente da crise dos refugiados quanto o impacto humano profundamente pessoal.

Filmado ao longo de um ano cheio de acontecimentos em 23 países, o filme segue uma cadeia de histórias humanas urgentes que se estende por todo o mundo em países como o Afeganistão, Bangladesh, França, Grécia, Alemanha, Iraque, Israel, Itália, Quênia, México e Turquia. "Human Flow" vem em um momento crucial em que a tolerância, a compaixão e a confiança são mais necessárias do que nunca. Esta obra visceral de cinema é um testemunho do inabalável espírito humano e coloca uma das questões que definirão este século: a nossa sociedade global emergerá do medo, do isolamento e do interesse próprio e escolherá um caminho de abertura, liberdade e respeito para a humanidade?

Confira o trailer oficial (legendas em inglês):