Vídeos

Cobertura InfoArtSP: Arte Atual 2017 - Fábula, frisson, melancolia

O Instituto Tomie Ohtake criou em 2013 o programa"Arte Atual", plataforma para pesquisas artísticas, de caráter experimental, onde um grupo de artistas convidado desenvolve um novo trabalho por meio de uma questão sugerida pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria da instituição. A edição 2017 da mostra inaugurou no dia 28 de setembro, sob curadoria de Paulo Miyada e Carolina De Angelis.

Essa sexta edição leva o nome "Arte Atual, em Fábula, frisson, melancolia", e apresenta Marcelo Cipis, Pedro Wirz e Tiago Tebet como catalisadores de imaginários e sensibilidades do tempo presente. 

Confira as salas e obras da exposição no vídeo produzido pelo InfoArt no evento de abertura:

Cobertura InfoArtSP: ArtRio 2017

O InfoArt cobriu a ArtRio 2017 que estreou em novo endereço, na Marina da Gloria. Chegando a sua 7ª edição, a feira apresentou um novo formato para visitação das galerias, além dos programas com curadorias especiais. Ao todo, foram mais de 70 galerias brasileiras e internacionais. A programação paralela começou no dia 11 de setembro e a feira aconteceu entre os dias 13 e 17 de setembro, no Rio de Janeiro.

Confira o vídeo de cobertura do InfoArtSP na ArtRio 2017:

[ASSISTA] Trailer oficial de "Human Flow", documentário de Ai Weiwei

"Human Flow", primeiro longa-metragem de Ai Weiwei, onde o renomado artista chinês acompanha refugiados de todo o mundo, foi lançado durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Com 140 minutos de duração, "Human Flow" (Fluxo humano, em tradução livre) foi filmado principalmente na ilha grega de Levsos e inclui entrevistas e imagens de mais de 40 campos de refugiados em 23 países. O documentário do chinês - que já foi confinado ao seu próprio país há anos depois que as autoridades chinesas pegaram seu passaporte e o proibiram de viajar - examina a situação global dos imigrantes expulsos de suas terras, seja pela pobreza, a guerra ou as mudanças climáticas.

A crise global dos refugiados tem sido tema central nos trabalhos recentes de Ai Weiwei, incluindo a instalação do “Law of the Journey”, sob a temática de bote salva-vidas, agora vista na Galeria Nacional de Praga, além dos milhares de coletes salva-vidas utilizados para envolver fachadas de construções em Berlim e Viena.

Sobre "Human Flow"
Mais de 65 milhões de pessoas ao redor do mundo foram obrigadas a abandonar suas casas para escapar da fome, de mudanças climáticas e guerras no maior deslocamento humano desde a Segunda Guerra Mundial. "Human Flow", uma jornada épica conuzida pelo internacionalmente renomado artista Ai Weiwei, dá uma poderosa expressão visual a esta massiva migração humana. O documentário elucida tanto a escala surpreendente da crise dos refugiados quanto o impacto humano profundamente pessoal.

Filmado ao longo de um ano cheio de acontecimentos em 23 países, o filme segue uma cadeia de histórias humanas urgentes que se estende por todo o mundo em países como o Afeganistão, Bangladesh, França, Grécia, Alemanha, Iraque, Israel, Itália, Quênia, México e Turquia. "Human Flow" vem em um momento crucial em que a tolerância, a compaixão e a confiança são mais necessárias do que nunca. Esta obra visceral de cinema é um testemunho do inabalável espírito humano e coloca uma das questões que definirão este século: a nossa sociedade global emergerá do medo, do isolamento e do interesse próprio e escolherá um caminho de abertura, liberdade e respeito para a humanidade?

Confira o trailer oficial (legendas em inglês):

MOOC: Impressionismo no Brasil

Como parte da programação da exposição "O Impressionismo e o Brasil", o MAM-SP lança MOOCs sobre o impressionismo e seu surgimento no país. No curso online, você pode aprender como o movimento foi influenciado pela evolução dos materiais industriais de última geração.

MOOCs (em inglês Massive Open Online Course) são cursos online de curta duração que estão revolucionando os estudos online. Os cursos oferecerem aos alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos de forma gratuita, fácil e rápida.