Vídeos

Stephan Doitschinoff e a tradição da xilogravura e a literatura de cordel nordestina

Em 2013, o artista visual Stephan Doitschinoff foi para Juazeiro do Norte aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura nordestina e a literatura de cordel. Lá encontrou grandes guardadores da história e do fazer artístico do sertão Cariri, entre eles José Lourenço, Cícero, Nilo e Aristides. A "Ponte São Paulo X Juazeiro do Norte" rendeu obras realizadas em parceria com a Lira Nordestina, editora especializada na literatura de cordel, tradicional do nordeste brasileiro - são xilogravuras, litogravuras, serigrafias, monotipías e publicações.

O processo de produção e um pouco dessa história você confere no vídeo a seguir. Confira:

Cobertura InfoArtSP: Prêmio Brasil Fotografia 2017 - Espaço Cultural Porto Seguro

O "Prêmio Brasil Fotografia 2017", com curadoria geral do artista visual Cildo Oliveira, teve o júri desta edição constituído por Fábio Magalhães, Angélica de Moraes, Rubens Rewald e Evandro Teixeira.

Os premiados e as respectivas categorias foram: "Prêmio Brasil Fotografia Especial" para Nair Benedicto, com o ensaio Índios Molhados; "Prêmio Brasil Fotografia Ensaio Impresso" para Antônio Saggese, pelo trabalho Hiléia; "Prêmio Brasil Fotografia Ensaios Multimeios" para Gilvan Barreto, pelo trabalho O Guarani; e "Prêmio Brasil Fotografia Revelação" para André Arruda, pelo ensaio Clóvis.

Confira a cobertura do InfoArtSP da exposição que aconteceu no Espaço Cultural Porto Seguro: