Notícias

Voltar

Stephan Doitschinoff lança gravura e participa de bate-papo na EBAC

O artista Stephan Doitschinoff, após longo período sem produzir gravuras, prepara lançamento da serigrafia Coração Retíssimo, na EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), Vila Madalena. Além de realizar o lançamento no dia 16 de outubro de 2018, o artista também participa, ao lado de Rogério Maciel (Estúdio Elástico), da conversa sobre "Processo de Produção", com mediação do Roger Basseto (Coordenadar do curso preparatório para Graduação em Art & Design na EBAC, artista visual e diretor de arte). A entrada para o evento é livre e gratuita.

Stephan Doitschinoff, Coração Retíssimo, 2018. Serigrafia em 9 cores. Foto: Divulgação.

Desde o início do ano, em paralelo aos projetos de performance, instalação e pintura, Doitschinoff tem se dedicado à retomada das edições. Em suas experimentações no campo da gravura, já desenvolveu projetos com xilogravura, litogravura e serigrafia, em que se destacam as edições Céus Abertos (2010), Contratudo (2011), Cramunhão (2011), A Mão (2012) e Jurema Preta (2014).

A nova serigrafia Coração Retíssimo possui nove cores e uma edição de 55 exemplares assinados e numerados. A imagem foi trabalhada a partir de desenhos originais, onde luz, cor, textura, traços, degrades, massas sólidas e transparências foram feitas de forma manual. O desenho é inspirado no coração cristão envolto em uma coroa de espinhos, que representa o sofrimento de Cristo e a elevação espiritual. Em Coração Retíssimo, a coroa de espinhos é substituída por um olho no centro da imagem, sugerindo a possibilidade da elevação do espírito através da consciência. A mandrágora, as mandalas, os elementos da magia, o homem asceta deitado, todos esses símbolos fazem referência as diferentes maneiras e práticas que o homem tem usado para tentar se comunicar com o mundo espiritual. O Diabo naufragando, representa a corrupção da intenção original de conexão.

Stephan Doitschinoff no Estúdio Elástico, 2018. Foto: Mário Junior.

Serviço
Lançamento da gravura Coração Retíssimo de Stephan Doitschinoff e bate-papo "Processo de Produção" com Rogério Maciel e mediação de Roger Basseto.
Datas e horários: Dia 16 de outubro de 2018 (terça-feira), às 19h.
Local: EBAC (Auditório da Escola Britânica de Artes Criativas) | R. Mourato Coelho, 1404 - Vila Madalena, São Paulo.
Telefone para mais informações: (11) 3030-3200.
Entrada livre.