Notícias

Voltar

SP-Arte 2018

SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo - acontece entre os dias 11 e 15 de abril no Pavilhão da Bienal.

Em sua 14 ª edição conta com a participação de galerias expoentes no mercado das artes provenientes de 16 países. Neste ano a festival intensifica ainda mais a sua programação dentro do Pavilhão da Bienal. Performances de longa duração e uma seção dedicada a designers independentes, além de galerias nacionais e estrangeiras que participam do evento feira pela primeira vez, prometem renovar a experiência dos visitante.

"Em um cenário de instabilidade econômica do país, a solidez e relevância conquistadas junto ao mercado garante que a SP-Arte continue sendo um destino para galeristas do mundo inteiro. Para 2018, queremos reforçar nossas atenções nas novidades produzidas no setor. Além da permanência de galerias já consagradas, a Feira também reserva espaço para novos expositores, que trazem olhares inéditos sobre a produção artística”, afirma Fernanda Feitosa, diretora e fundadora da SP-Arte.  

A SP-Arte atrai as mais renomadas galerias de arte do mundo. Entre os nomes de destaque que retornam à Feira, estão David Zwirner e Marian Goodman (Nova York), White Cube (Londres), Neugerriemschneider (Berlim) e kurimanzutto (Cidade do México).  Já as galerias Blank (Cape Town), Fragment (Moscou) e  Cayón (Madri) são destaques entre as novatas internacionais do evento.

Entre os dias 5 e 15 a cidade de São Paulo estará com a agenda cultural cheia, aberturas de exposições, lançamentos de livros, palestras, workshops e todo tipo de ações acontecem pela metrópole; Devido a sua importância, olhares de colecionadores, críticos, artistas, galeristas e apreciadores das artes visuais de todo o mundo se voltam para o influente festival, que este ano reúne 140 galerias e museus no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera.

Nesse período, os apreciadores da arte poderão aproveitar a efervescência cultural da cidade, que abrigará uma série de aberturas de exposições, além de dezenas de atividades especiais que reunirão o melhor da arte brasileira e internacional por São Paulo.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
Organizado pelo próprio Festival, o Gallery Night, circuito entre dezenas de galerias e instituições que ocorre nos dois dias que antecedem à abertura da SP-Arte, chega agora à sua terceira edição. As Galerias da Vila Madalena, Pinheiros, Itaim e Jardins funcionarão em horário alternativo, das 17h às 22h, oferecendo ao público uma programação especial, com abertura de exposições, visitas guiadas, performances e lançamentos de livros e catálogos.

PERFORMANCE
A SP-Arte inaugura um espaço totalmente dedicado à performance para a sua próxima edição. Ao longo dos cinco dias do Festival, artistas selecionados apresentam cinco performances simultâneas de longa duração, criando uma atmosfera intensa que desafia os limites e a resistência.

Os cinco projetos apresentam criações de resistência corporal e a curadoria do espaço imersivo é de Paula Garcia, colaboradora do Marina Abramovic Institute.

DESIGN
Definir quais são os limites entre as artes visuais e o design é uma tarefa cada vez mais difícil. A SP-Arte prefere unir as forças de ambas as criações oferecendo espaço para que expositores, artistas e o público convivam com ainda mais proximidade. Em sua terceira edição, o setor voltado ao design chega com mais novidades. São 33 expositores no terceiro andar do Pavilhão da Bienal, onde grandes destaques do design brasileiro autoral dividem espaço com respeitados antiquários e designers independentes – a grande novidade deste ano para o setor.

DEBATES
Discutir a arte na contemporaneidade, seus movimentos e tendências é a proposta da sessão de debates, série gratuita de palestras e discussões que integram a programação oficial. Os encontros trazem ao público discussões aprofundadas sobre temas relacionados à arte, tais como universo digital, gênero e sexualidade, performance, arquitetura e colecionismo. Os debates ocupam novamente o Lounge Bienal, no subsolo do Pavilhão.

SERVIÇO:
SP-Arte/2018
Datas abertas ao público:
12 a 15 de abril
Quinta-feira a sábado, das 13h às 21h. Domingo, de 11h às 19h. Preview: 11 de abril
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera, Portão 3