Notícias

Voltar

Performance idealizada por Nuno Ramos encerra a 5ª edição da MITsp

O artista brasileiro Nuno Ramos é responsável pelo encerramento da 5ª edição da "MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo", que ocupou vários espaços da cidade, entre os dias 1 e 11 de março de 2018, com uma programação que reuniu produções de nove países. A performance A gente se vê por aqui, idealizada e dirigida pelo artista paulistano, será apresentada no Galpão do Folias, no bairro da Santa Cecília, em São Paulo, no dia 11 de março (domingo), a partir das 21h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados 1h antes do início da performance e ao longo de toda a sua duração.

A performance A gente se vê por aqui tem 24 horas de duração. (Reprodução)

Em A gente se vê por aqui, dois performers (Danilo Grangheia e Luciana Paes) reproduzem na íntegra a programação da Rede Globo durante 24 horas, a partir da transmissão do Fantástico, no domingo à noite, até o final do Jornal Nacional, na segunda-feira. Através de fones de ouvido que os isolam do mundo exterior, os atores recebem o áudio dos telejornais, filmes, novelas, programas de auditório, publicidade e vinhetas da emissora. Para completar a "missão", os performers têm à disposição um “kit-sobrevivência” – geladeira, fogão, comida, banheiro, sofá, cama, cadeira -, um “kit-jogos” – baralho, saco de boxe, luvas, peteca, bola, bexiga -, e um “kit-atuação” – peruca, maquiagem, máscaras e fantasias.

Enquanto interpretam, parodiam, improvisam e/ou "novelizam" a programação, sempre reproduzindo o áudio que recebem em seus fones, realizam tarefas cotidianas, como cozinhar, ir ao banheiro, descansar no sofá e brincar. A performance A Gente Se Vê Por Aqui cria um mecanismo que funciona por meio de deslocamentos – os atores vão performar o que já é representação, mas que quase nunca é percebido como tal, por conta da naturalização e verdades construídas pela televisão. "Quando você vê isso representado, fica absurdamente artificial, e percebe que já era artificial. Com o deslocamento, mas usando armas parecidas, você consegue dar um contraste para algo que parece natural", comentou Ramos para o Zero Hora na estreia da performance, em Porto Alegre, em novembro de 2017.

Histórico
Ano passado, o artista plástico, compositor e escritor Nuno Ramos criou seu primeiro trabalho para internet. As imagens das edições do Jornal Nacional que anunciaram o impeachment de Dilma Rousseff e o vazamento dos áudios de Lula e da ex-presidente foram editados e combinados com a letra e a melodia de Lígia, música de Tom Jobim dos anos 1970, título da obra de Nuno. Na edição, os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos cantam a letra da música, afinados com a voz de João Gilberto. Este trabalho ofereceu o insight para a performance A Gente Se Vê Por Aqui, realizada pela primeira vez em novembro de 2017, em Porto Alegre (RS), no Teatro Renascença.

Sobre o artista
Nuno Ramos nasceu em 1960, em São Paulo, onde vive e trabalha. Formado em filosofia pela Universidade de São Paulo, o multiartista é reconhecido desde os anos 1980 como um dos nossos principais criadores no campo das artes plásticas. Começou a pintar em 1984, quando passou a fazer parte do grupo de artistas do ateliê Casa 7 e, desde então, tem exposto regularmente no Brasil e no exterior. Participou da Bienal de Veneza de 1995, onde foi o artista representante do pavilhão brasileiro, e das Bienais Internacionais de São Paulo de 1985, 1989, 1994 e 2010. Em 2006, recebeu, pelo conjunto da obra, o Grant Award da Barnett and Annalee Newman Foundation. O primeiro livro de Nuno Ramos, Cujo, é de 1993; e desde então já publicou títulos como Pão do Corvo, Ensaio Geral, Ó (vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura), Mau Vidraceiro, Junco, Sermões e, o mais recente, Adeus, Cavalo, lançado em 2017. Sua performance-vigília na internet, em protesto à anulação do julgamento dos 111 mortos do Carandiru, teve mais de um milhão de público.

A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo encerra sua quinta edição com a performance de Nuno Ramos (Divulgação)

Serviço
Performance A gente se vê por aqui, idealizado e dirigido por Nuno Ramos, com a participação dos performers Danilo Grangheia e Luciana Paes.
Data e horários: Dia 11 de março, a partir das 21h; até às 21h do dia 12 de março (os horários de início e encerramento da performance podem não ser exatos, porque seguem a grade de programação da Rede Globo).
Local: Teatro Galpão do Folias | R. Ana Cintra, 213 - Santa Cecília, São Paulo.
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir de 1h antes do início da performance e ao longo de toda a sua duração. A distribuição dos ingressos está sujeita à lotação da casa (80 lugares).