Notícias

Voltar

Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece atividades gratuitas


Ateliê de gravura - Oficina Cultural Oswald de Andrade.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, possui o único Ateliê de gravura público da cidade. O espaço oferece suporte aos artistas para criação em técnicas tradicionais como xilogravura – gravura em madeira e gravura em metal e outras técnicas experimentais, como linoleogravura – arte criada em placas de borracha e técnicas que utilizam fotografia etc.

O Ateliê realiza em agosto diversos cursos de gravura, xilogravura, oficina de desenho, ateliê aberto e outras programações gratuitas para jovens e adultos. As inscrições podem ser feitas no site e as vagas são limitadas. Dentre a programação, destaque para a "Oficina Narrativas gráficas", com Gilberto Tomé, com a presença de modelos vivos, e o "Workshop de gravura e xilogravura", com Ernesto Bonato. Veja abaixo a descrição completa das atividades:

Ateliê Aberto | Segundas e sextas, das 14h às 19h | 18 anos
Atividade sujeita a lotação do espaço.
O Ateliê Aberto é um espaço destinado à produção e desenvolvimento de trabalhos gráficos, possibilitando a prática da xilogravura e da gravura em metal, bem como de variantes alternativas desses processos. Os participantes têm acesso à estrutura necessária para gravação e impressão, além de auxílio técnico, sendo necessário apenas providenciar os materiais individuais. O espaço é indicado para quem já tem alguma experiência na área e necessita de estrutura adequada para desenvolver seus trabalhos.

Oficina: Narrativas gráficas | 9/8 a 27/9, quartas das 10h às 13h | 16 anos
Inscrições: 3/7 a 2/8.
Com Gilberto Tomé.
A partir da aproximação entre percursos na cidade e o virar das páginas de um livro, a atividade aborda o conceito de narrativa, estimulando a criação de imagens em sequências narrativas visuais, ao mesmo tempo em que se exercita a linguagem do desenho e da gravura em relevo: desenhos, monotipias, linóleo e xilogravuras impressas em prensa calcográfica – para gravuras em metal.

Gilberto Tomé é artista visual. Particpa de diversos cursos e oficinas de gravura e outras artes visuais e participou, em 2005, da primeira edição do Ateliê Amarelo. Seu trabalho consiste em desenhar São Paulo a partir da memória e de percursos pelas ruas do Centro.

Papo Gráfico | 21/8, segunda às 19h às 21h30 | 18 anos
Inscrições: 1/7 a 18/8.
Com Ernesto Bonato.
A Oficina Cultural Oswald de Andrade dá sequência ao projeto Papo Gráfico com Ernesto Bonato, que fala de sua trajetória artística e processos criativos, dialogando com o público presente.

Ernesto Bonato é artista visual, fotógrafo, curador e professor. Concebe e orienta cursos de desenho e gravura em diversas instituições e atua como curador.

Espelho Gráfico: workshop de gravura e xilogravura | 22/8, terça das 9h às 13h e das 14h às 18h | 18 anos
Inscrições: 1/7 a 15/8.
Com Ernesto Bonato.
O artista Ernesto Bonato mostra alguns de seus processos de gravação e impressão em xilogravura e gravura em metal, apresentando materiais, matrizes e realizando com os participantes duas impressões de obras autorais (em metal e xilogravura). As impressões serão doadas para o Ateliê.

Serviço
Ateliê Aberto- Segundas e sextas, das 14h às 19h | 18 anos
Atividade sujeita a lotação do espaço.

Oficina: Narrativas gráficas- 9/8 a 27/9, quartas das 10h às 13h | 16 anos
Inscrições gratuitas no site: 3/7 a 2/8

Papo Gráfico- 21/8, segunda às 19h às 21h30 | 18 anos
Inscrições gratuitas no site: 1/7 a 18/8

Espelho Gráfico: workshop de gravura e xilogravura- 22/8, terça das 9h às 13h e das 14h às 18h | 18 anos
Inscrições gratuitas no site: 1/7 a 15/8.
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade | R. Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo.
Telefone: (11) 3222-2662 | (11) 3221-4704