Notícias

Voltar

Mês de Junho na Japan House

São Paulo, junho de 2017 - A Japan House São Paulo preparou para o mês de junho uma extensa programação que dá sequência ao objetivo de promover um intercâmbio cultural entre o Japão e Brasil. A partir de 04 de junho, oficinas práticas e teóricas que englobam arte, cinema, música e gastronomia compõem a lista de opções à disposição do público.

Quem visitou a exposição Bambu - Histórias de um Japão já teve a oportunidade de assistir a uma edição compacta, de seis minutos, de O Conto da Princesa Kaguya, do diretor Isao Takahata,produzida pelo renomado Studio Ghibli (Tóquio). O produtor Takayuki Aoki esteve na Japan House São Paulo para uma palestra sobre as exposições e os bastidores do principal estúdio de animação japonesa. Em parceria com o CineSesc, a versão completa do filme, baseado na mais antiga narrativa literária japonesa -O Conto do Cortador de Bambu -, será apresentada de 02 a 17 de junho.

Junto com a Casa das Rosas, a Japan House São Paulo realizará a oficina Bambu: Essencialmente Vazio e Potencialmente Criativo, com Marjorie Yamaguiti, artista expoente da arte em bambu no Brasil, que apresentará a complexidade por trás das histórias do bambu como material acessível. Além da aula teórica no dia 04, serão realizadas aulas práticas de 06 a 12 de junho, momento em que a artista propõe a construção de uma instalação de bambu - um túnel, usando técnicas de amarrações, que será criado na garagem da Casa das Rosas.

A cozinha Shojin Ryori será o tema da palestra do chef Edson Yamashita e Marcell Kokubo, do restaurante Ryo. Nela, será traçada uma linha do tempo sobre esta culinária que nasceu como a gastronomia vegetariana típica dos templos budistas - conhecida no Japão como 'cozinha de devoção' - e com o passar dos séculos se transformou em Kaiseki Ryori, a culinária contemporânea, que deixou de ser vegetariana e englobou outros ingredientes e técnicas. Além da parte teórica, serão apresentadas algumas receitas e ingredientes usados tradicionalmente, como o takenoko (broto de bambu) e o dashi (caldo de peixe que está na base da culinária japonesa). Dia 10 de junho, a partir das 10h30.

A música do Japão ganha destaque em Japão - Tradição e Música, palestra e aula com Shen Ribeiro, especialista na flauta japonesa shakuhachi, que fará uma introdução à história do país e análise da influência do Zen Budismo na tradicional arte japonesa e seus instrumentos musicais, seguido de ensino prático de como tocar o instrumento.
Confira a programação completa no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Serviço:
O Conto da Princesa Kaguya (legendado) - STUDIO GHIBLI (Tóquio)
Exibição Cinesesc
Período de exibição: de 2 a 17 de junho
Horários das sessões:
De 2 a 7 de junho - às 19h
De 8 a 14 de junho - às 14h
De 15 a 17 de junho - às 12h
Local: CineSesc - Rua Augusta, 2075 -  Cerqueira César | Telefone: 3087-0500
GRATUITO - Retirada de ingressos: na bilheteria, uma hora antes de cada sessão

Bambu - Essencialmete VAazio e Potencialmente Criativo
Aula teórica
Data: 04 de junho - das 11h às 14h
Local: JAPAN HOUSE São Paulo - Avenida Paulista, 52 - 1º andar
Entrada gratuita - Retirada de senhas: na recepção, uma hora antes do início da palestra
Vagas: 160

Aulas práticas*
Datas: 06, 07, 08, 09, 10, 11 e 12 de junho - sessões diárias: 10h às 12h; 14h às 16h; 16h às 18h
Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37
Entrada gratuita - Para participar: serão aceitas inscrições a partir do dia 04 de junho na JAPAN HOUSE São Paulo. Serão montados grupos de até 20 pessoas para cada sessão.
Vagas: 20 vagas por aula
*A agenda da aula prática será adaptada de acordo com a disponibilidade de vagas e agenda dos participantes no período proposto. Não é obrigatória a participação diária.

A Cozinha Shojin Ryori
Data: 10 de junho - às 10h30
Local: JAPAN HOUSE São Paulo.
Entrada gratuita - Retirada de senhas: na recepção, uma hora antes do início da palestra
Vagas: 60 pessoas

Japão- Tradição e Música
Data: 11 de junho - das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h00
Local: JAPAN HOUSE São Paulo.
Entrada gratuita - Retirada de senhas: na recepção, uma hora antes do início da palestra
Vagas: 50