Notícias

Voltar

MAM oferece atividades lúdicas e artísticas dentro da Virada Inclusiva

Programação gratuita conta com exibição de esculturas, intervenção cênica no espaço expositivo e oficina de experimentação com tintas naturais para bebês  

Para encerrar o ano com chave de ouro, o setor Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo oferece uma programação especial gratuita de atividades lúdicas e artísticas dentro da Virada Inclusiva, ação do Governo do Estado de São Paulo em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência celebrado em 3 de dezembro.

O destaque da programação do MAM é a intervenção cênica O disfarce do ovo, do Coletivo Teatro Dodecafônico, conjunto de artistas de teatro, música, performance, artes visuais e dança que pesquisa procedimentos para a criação e produçãocênica. O Disfarce do Ovo foi criado em reação aos contos Legião Estrangeira e O Ovo e a Galinha, ambos de Clarice Lispector, autora que também serve de inspiração para a exposição O útero do mundo, em cartaz no MAM até 18 de dezembro, que reúne 280 obras do acervo do museu que mostram a indomabilidade e as metamorfoses do corpo.


Intervenção cênica, O disfarce do ovo. Foto: Renata Velguim

As atividades incluem a exibição de totens Escultura, feitas por alunos do curso Igual Diferente, ministrado pelo setor educativo do museu com objetivo de criar um ambiente criativo e acessível a todos, independentemente de condições física, social ou psíquica. A programação ainda conta com a oficina de experimentações com tintas naturais exclusiva para bebês entre seis meses e dois anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis. Para esta atividade, é necessário se inscrever com antecedência pelo e-mail educativo@mam.org.br. 


Oficina de tintas naturais. Foto Karina Bacci

As outras ações são abertas ao público. Confira mais informações na programação abaixo:  

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - MAM na Virada Inclusiva 

1/12 (quinta-feira)
11h- Abertura da exposição Escultura + bate-papo com ou professores Rogério Ratão e Eduardo Consoni
Duração: de 1 a 18 de dezembro
Local:  Jardim de Esculturas
Classificação etária: livre
Aberto ao público
Descrição: Para encerrar o curso de escultura do programa Igual Diferente, totens produzidos pelos alunos durante 2016 serão expostos no jardim ao lado do ateliê do MAM. A abertura da exposição conta com bate-papo sobre o processo criativo desenvolvido no curso com o professor cego Rogério Ratão e Eduardo Consoni.

2/12 (sexta-feira)
14h- Experimentações com tintas naturais para bebês
Local: Ateliê do MAM
Duração:  60 minutos
Classificação etária: bebês de 6 a 24 meses, acompanhados dos pais ou responsáveis
Vagas: 20 bebês + 20 acompanhantes. Há necessidade de inscrição prévia pelo e-mail educativo@mam.org.br
Descrição: Ministrada pela educadora Mirela Estelles, a atividade estimula a experiência de diferentes expressões e maneiras de se relacionar e interagir do bebê a partir de tintas produzidas caseiramente com materiais naturais e comestíveis como frutas, trigo, maisena, gelatina e condimentos.

3/12 (sábado)
15h- O disfarce do ovo, intervenção cênica a partir de textos de Clarice Lispector pelo Coletivo Teatro Dodecafônico
Local: espaço expositivo e área externa
Duração:  60 minutos
Classificação etária: maiores de 14 anos
Vagas: 40 (por ordem de chegada)
Descrição: O Disfarce do Ovo é uma intervenção cênica criada em reação aos contos Legião Estrangeira e O Ovo e a Galinha, ambos de Clarice Lispector, que também serve de inspiração para a exposição O útero do mundo, em cartaz no MAM. 

Serviço
Programação MAM na Virada Inclusiva
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Informações: educativo@mam. org.br
Tel.: (11) 5085-1313
Acesso para deficientes
Restaurante/café
Ar condicionado