Notícias

Voltar

Lançamento do catálogo com obras completas de Raisonné Leonilson

Raisonné será apresentado ao público paulista no 5 de agosto, em evento que terá uma pequena mostra do arquivo pessoal do artista e exibição de filme inédito sobre sua obra


A Biblioteca Mário de Andrade recebe no dia 5 de agosto o lançamento em São Paulo do Catálogo Raisonné Leonilson, com toda a obra do artista cearense, que viveu boa parte de sua vida na capital paulista.

Composta por 3400 registros, reunidos em três volumes acondicionados em uma caixa, a compilação bilíngue possui 1100 páginas e demandou 2 anos de pesquisa do Projeto Leonilson, instituto responsável pela preservação da memória e da obra do artista.

O catálogo, patrocinado pela Fundação Edson Queiroz e publicado pelo Projeto Leonilson identificou os trabalhos produzidos por Leonilson, inclusive os pertencentes a coleções no exterior. Cada registro é constituído por imagem, dados técnicos, históricos de exposições e referências bibliográficas. Apresenta textos técnicos e críticos, e também listas completas de exposições, eventos e bibliografia.

A tiragem do catálogo é de duas mil cópias, e a publicação poderá ser adquirida diretamente no Projeto Leonilson, através do site www.projetoleonilson.com.br. A verba arrecadada com a venda será revertida integralmente para a continuidade das atividades da instituição.

Leonilson faleceu em 1993, em São Paulo, acometido pela Aids. Ele completaria 60 anos em 2017. Ao final de sua vida, já era considerado um dos maiores artistas contemporâneos do país. Sua obra aborda temas como solidão, relacionamentos amorosos e sofrimento.

O trabalho de Leonilson hoje faz parte de acervos importantes no Brasil e no exterior, e inclui pinturas, desenhos, bordados e esculturas. O lançamento do Raisonné já aconteceu no Ceará e deve ocorrer também em outras cidades brasileiras. O lançamento internacional será em Nova York, acompanhando uma exposição individual do artista na Americas Society, em setembro.

A programação na Mário de Andrade inclui, além do lançamento e venda do catálogo, a exibição do curta-metragem sobre Leonilson “Sob o peso dos meus amores”, dirigido por Carlos Nader e produzido pelo Itaú Cultural, ainda inédito na capital paulista, e a inauguração de uma pequena exposição com itens do arquivo pessoal do artista.

Serviço:
Catálogo Raisonné Leonilson
Lançamento
Preço: R$ 1.200,00
5 de agosto, sábado
A partir das 10h
Local: Biblioteca Mário de Andrade