Notícias

Voltar

Galerias Millan e Jaqueline Martins se unem para uma ocupação artística no centro de São Paulo

Obras de Lenora de Barros, Tatiana Dalla Bona e Ana Mazzei poderão ser vistas ao longo de duas semanas em edifício histórico

Tatiana Dallas Bona (Divulgação)

As galerias Millan e Jaqueline Martins realizam, entre 25 de novembro e 9 de dezembro de 2017, uma ocupação em um dos últimos andares de um prédio histórico no centro de São Paulo. Intitulada "Formas" e com curadoria de Maria do Carmo M. P. de Pontes, a exposição apresenta trabalhos inéditos da jovem artista Tatiana Dalla Bona em diálogo com as obras Linguagem, de Lenora de Barros, e Consultório, de Ana Mazzei. Essa é a primeira vez que as duas galerias realizam uma ação em conjunto fora de seus espaços, na Vila Madalena (Millan) e na Santa Cecília (Jaqueline Martins), em São Paulo.

Tatiana Dalla Bona apresenta uma grande instalação site specific composta de dezenas de tecidos (tule, gaze, redes de pesca etc.) cobertos com látex. Ao manufaturá-los de forma artesanal, a artista opta por não controlar nem o surgimento da cor nem o acabamento de suas superfícies, respeitando a ação natural do tempo e seu efeito transformador sobre a matéria orgânica.

Cada tecido é uma consequência dessa abertura para o acaso, apresentando texturas únicas, com diferentes graus de transparência (que imprimem tanto respiro quanto sedução), conferindo um aspecto orgânico a eles. Pendurados em camadas de forma labiríntica e ocupando quase a totalidade do espaço, os tecidos convidam o visitante a tocá-los e atravessá-los, ao mesmo tempo que impossibilitam a contemplação integral da obra, propondo um jogo imaginativo no qual a mente é interpelada a construir a figura do todo através de suas partes.

Em paralelo, Lenora de Barros, cuja prática se volta para a exploração das possibilidades dos códigos das imagens e das palavras, apresenta Linguagem, uma série de fotografias da língua da artista, realizadas em diferentes anos: 1979, 1990, 1994, 2008 e 2017, nas quais o enquadramento revela apenas sua textura. Ambas as artistas se aproximam ao apresentar tanto o material orgânico no âmbito da abstração formal quanto o tempo como agente transformador da matéria. Se nos tecidos de Tatiana aquele trouxe novos tons, na língua de Lenora alastrou sua porosidade. Completa a exposição a obra Consultório (2017), de Ana Mazzei, composta de um divã e uma cadeira. O espectador é convidado a desfrutá-los, invocando assim a sensorialidade presente nas obras de Lenora e Tatiana.

Sobre as artistas
Tatiana Dalla Bona nasceu em Paris em 1981. Vive e trabalha em São Paulo. Formada em artes plásticas pela Faap, participou, em 2017, da quarta temporada do Salão de Arte de Blumenau com a exposição "SIM" e da mostra "Biblioteca do Amor de Sandra Cinto", no Contemporary Arts Center em Cincinnati, nos Estados Unidos; e, em 2011, da exposição "Presenças" na Zipper Galeria, com curadoria de Mario Gioia.

Lenora de Barros nasceu em São Paulo em 1953, onde vive e trabalha. Formada em linguística pela Universidade de São Paulo, realizou exposições individuais em importantes espaços na cidade, como Paço das Artes, Oficina Cultural Oswald de Andrade (2016); Pivô (2014); no Rio de Janeiro, na Oi Futuro (2010) e no Paço Imperial (2006).

Ana Mazzei nasceu em São Paulo, em 1979, onde vive e trabalha. É bacharel em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap-SP) e mestre em poéticas visuais pela Unicamp-SP. Em 2013, foi selecionada como artista residente na Cité Internationale des Arts – Paris, França, com bolsa pela Faap. Em 2011/2012, participou do Programa de Estudos Independentes da Escola São Paulo (Piesp), dirigido por Adriano Pedrosa. É membro e fundadora do Teatro Facada.

Tatiana Dallas Bona (Divulgação)

Serviço
Exposição: "Formas: Tatiana Dalla Bona, Lenora de Barros e Ana Mazzei", com curadoria de Maria do Carmo M.P. de Pontes.
Datas e horários: Abertura dia 25 de novembro, sábado, das 13h às 18h. Em cartaz entre 26 de novembro e 9 de dezembro de 2017. De sexta e domingo, das 14h às 18h, sábado, das 13h às 18h. Outros dias mediante agendamento por e-mail: formasvisita@gmail.com
Local: Edifício Bratke | Rua Major Sertório, 110, 6o andar - Santa Cecília, São Paulo.