Notícias

Voltar

Fundação Ema Klabin promove palestra e bate-papo com artista no final de semana

No sábado (11) a Fundação no Jardim Europa recebe a palestra "Arte e Curadoria", e mais uma edição do "Arte-Papo", com discussões sobre arte contemporânea

A Fundação Ema Klabin, em parceria com a Unifesp, promove no próximo dia 11 de novembro (sábado), das 11h às 13h, a palestra "Arte e Curadoria", ministrada pela crítica e curadora Ana Avelar, e que faz parte do Ciclo de Encontros de História da Arte. O encontro possui vagas limitadas e as inscrições podem ser realizadas no site da casa-museu. No mesmo dia (11/11), das 14h às 15h, o artista plástico Marcius Galan participa do programa "Arte-Papo", que todos os meses leva artistas para falar sobre arte contemporânea no espaço da Fundação, na Rua Portugal, Jardim Europa. Para o bate-papo, as 30 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Imagem: still do vídeo de Clarisse Tarran (Divulgação)

No encontro com Ana Avelar, serão abordados alguns estudos de casos de exposições, buscando indicar as trocas e contribuições entre os campos da curadoria e da História da Arte no cenário contemporâneo e, sobretudo, discutir episódios nos quais a curadoria propôs revisões à história da arte hegemônica.

Já nesta edição do "Arte-papo", segundo o coordenador de Artes Visuais da Casa-Museu Ema Klabin, Renê Foch, o artista Marcius Galan apresenta os desafios e dúvidas que surgiram durante o processo de produção do seu trabalho de intervenção na casa-museu, além de seus outros trabalhos. Mais do que ouvir o artista, o público poderá prestigiar sua instalação “Penetra”, que faz parte da quarta edição do projeto Jardim Imaginário, promovido pela Casa-Museu Ema Klabin, e tem curadoria de Gilberto Mariotti.

Deslocado de sua função, um portão de lanças, idêntico ao portão principal da Casa-Museu, está disposto no jardim, convidando o público a testar suas percepções. Também há intervenções em outras áreas da Casa-Museu como na entrada principal e dentro do espaço expositivo, além de seu entorno.

(Foto: Marcelo Arruda)

A mostra, aberta para visitação gratuita até dia 17 de dezembro, faz parte do projeto Jardim Imaginário que tem como objetivo criar um diálogo entre a arte contemporânea, a arquitetura e o acervo da Casa-Museu, por meio de trabalhos inéditos cujo ponto de partida, tanto físico quanto simbólico, seja o jardim projetado por Roberto Burle Marx, na década de 50. 

Sobre a Ana Avelar
Ana Avelar é crítica, curadora e professora de Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília. Em 2017, curou a mostra "Monumentos Temporários", individual de Fyodor Pavlov Andreevich, e em 2016, "Inventário: arte outra", de Gustavo von Ha, ambas no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, onde também realizou seu pós-doutorado. Este ano foi finalista do prêmio Marcantonio Vilaça na categoria Curadoria e membro do comitê de indicação do Prêmio Pipa.

Sobre Marcius Galan
Marcius Monteiro Galan (Indianápolis, EUA, 1972). Artista plástico, cresceu em Bauru (SP). Formou-se em artes plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado (1997). Durante a graduação, recebeu o prêmio Michelangelo de Pintura (1995), e participou do projeto Outdoor na galeria Luisa Strina (SP- 1996). No fim da década de 1990, foi convidado para integrar o Ateliê 3º Andar e atuou como produtor no Paço das Artes. Residiu durante seis meses na Cité des Arts, em Paris (2003). No ano seguinte, passou três meses no Art Institute de Chicago com a bolsa Iberê Camargo. Integra o Ateliê do MASP. O artista recebeu o Prêmio Investidor Profissional de Arte (Pipa -2012).

Penetra, do artista Marcius Galan (Foto: Marcelo Arruda)

Serviço
Palestras "Arte e Curadoria", com Ana Avelar.

Data e horário: Dia 11 de novembro, sábado, das 11h às 13h.
Vagas: 30 por palestra
Investimento: R$ 35,00 por palestra
Inscrições: Site da Fundação.
Local: Fundação Ema Klabin | Rua Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo.
"Arte-Papo" com Marcius Galan
Data e horário: Dia 11 de novembro, sábado, das 14h às 15h.
Vagas: 30 preenchidas por ordem de chegada.
Grátis.
Local: Fundação Ema Klabin | Rua Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo.
Instalação "Penetra - Jardim Imaginário 4ª Edição", de Marcius Galan
Datas e horários: Até 17 de dezembro de 2017. Das 14h às 18h.
Entrada gratuita.
Local: Fundação Ema Klabin | Rua Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo.