Notícias

Voltar

Filmes de Nelson Leirner em exibição na Vermelho

A Sala Antonio, espaço de projeção no edifício da Vermelho, no bairro de Higienópolis, apresenta dois filmes de Nelson Leirner realizados em Super 8. Produzidos em 1975, os filmes se completam ao retratar a sociedade de consumo da época de diferentes perspectivas. No primeiro, Homenagem a Steinberg – Variações sobre um Tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1, o ideário da beleza e o consumo de moda mostram uma sociedade alienada e alheia à burocracia que a rodeia. No segundo, A Rebelião dos Animais, somos confrontados com o sistema de produção de animais para abate voltado a alimentação. Ambas as obras integram a "Ocupação Silvia Cintra + Box 4", e serão exibidas entre os dias 17 de outubro e 12 de novembro de 2017. A entrada é gratuita.

Still de Homenagem a Steinberg (Divulgação)

Homenagem a Steinberg – Variações sobre um Tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1 faz um retrato irônico da classe média e da sociedade de consumo, com personagens que usam sacos de supermercado como máscaras em uma espécie de frisson crescente. O título faz referência a Saul Steinberg, artista e cartunista conhecido por suas acidas críticas à sociedade norte-americana, em especial a Nova Iorquina, na segunda metade do séc. XX.

Still de Homenagem a Steinberg (Divulgação)

Em A Rebelião dos Animais, animais criados para o consumo humano assistem a imagens sobre sua criação em cativeiro e seu subsequente processamento para a indústria alimentícia. Na sequência, os animais antropomórficos banqueteiam-se de si.

Still A Rebelião dos Animais (Divulgação)

 

A produção desse filme sucedeu a exposição de mesmo nome realizada por Leirner em 1974 no MASP (Museu de Arte de São Paulo) com trabalhos em desenho que criticavam duramente o regime militar. Leirner recebeu da Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA, o prêmio de melhor proposta daquele ano. Escreveu Flávio L. Mota no catálogo da exposição: “Já se disse que ‘é através da mão que se conhece a dureza de pensamento’”. Mas, diante dos desenhos de Nelson, poderíamos afirmar que é através da mão que conhecemos a dor do pensamento; de um pensamento que se liberta pelo trabalho criativo, porque procura restituir a integridade humana necessária ao nosso viver. O desenho voltou sobre a folha de papel, mas também sobre os conflitos humanos do momento histórico.

Still A Rebelião dos Animais (Divulgação)

A Vermelho ainda recebe durante o mesmo período a quarta individual do artista Cadu: "Mamihlapinatapai".

Serviço
Filmes de Nelson Leirner na "Ocupação Silvia Cintra + Box 4": Homenagem a Steinberg – Variações sobre um Tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1  (1975 - 6’22’’) e A Rebelião dos Animais (1975 – 15’02’’).
Tempo total das exibições: 21’24’’.
Datas e horários: Abertura dia 17 de outubro, às 20h. Em exibição entre os dias 17 de outubro e 12 de novembro de 2017.
Local: Vermelho (Sala Antonio de projeção) | Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis, São Paulo.
Entrada gratuita.