Notícias

Voltar

Exposições movimentam o circuito de arte paulistano

Confira a seleção do InfoArt com as melhores exposições de artes visuais que acontecem em São Paulo esta semana

As aberturas e encerramentos de exposições que acontecem em São Paulo durante a semana oferecem ótimas opções para curtir o circuito de artes plásticas e visuais da cidade. Entre os destaques, duas exposições inaugurando suas exibições no Instituto Tomie Ohtake na quinta-feira (22), dos artistas Cecily Brown e Paulo Pasta.

Confira as aberturas e encerramentos que acontecem nos próximos dias:

ABERTURAS

DESCARTES
ARTISTA: MYRIAM GLATT
DE 22/3 A 30/5
CENTRO CULTURAL CORREIOS SÃO PAULO

A primeira mostra individual da carioca em São Paulo reúne trabalhos produzidos a partir de materiais recolhidos em entulhos – principalmente papelões – e posteriormente apropriados e reutilizados pela artista como suporte das obras. A partir da pintura e da colagem, Myriam cria instalações visualmente potentes, concebidas especialmente para o espaço expositivo, que tocam em temas como ecologia, consumo, arquitetura e apropriação na arte contemporânea. Saiba mais.

Myriam Glatt, Série Periódicos, 2017. Pintura sobre jornal, dimensão variável. (Divulgação)

SE O PARAÍSO FOSSE ASSIM TÃO BOM
ARTISTA: CECILY BROWN
CURADORIA: PAULO MIYADA
DE 22/3 A 27/5
INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Uma das mais celebradas pintoras contemporâneas, a inglesa Cecily Brown, apresenta um conjunto de trabalhos produzidos ao longo da última década de sua carreira. A artista, que emergiu na cena artística nos anos 90, traz à São Paulo dez pinturas e os oito desenhos que representam a frequente reflexão da artista sobre um assunto pelo qual nutre um fascínio: o paraíso. O Instituto Tomie Ohtake inaugura também no mesmo dia a mostra "Projeto e Destino", que apresenta treze pinturas produzidas nos últimos treze anos por Paulo PastaSaiba mais.

Cecily Brown, Sem título, 2011. Guache aquarelado sobre papel, 26,04 x 35,88 cm. (Divulgação)

ANTONIO MALTA CAMPOS
ARTISTA: ANTONIO MALTA CAMPOS
DE 22/3 A 12/5
GALERIA LEME

Essa é a primeira vez que o artista expõe suas pinturas em São Paulo após sua participação na 32ª Bienal de São Paulo, em 2016. Para esta mostra foram selecionadas nove pinturas recentes e inéditas, possibilitando o público a explorar mais profundamente a produção pictórica e compositiva do artista. Saiba mais.

Antonio Malta Campos, Rubi, 2018. Óleo sobre tela, 140 x 180 cm. (Divulgação)

ÚLTIMOS DIAS

EXPOSIÇÃO E LEILÃO - ESPAÇO DE ARTE RICARDO VON BRUSKY
ARTISTAS: VÁRIOS
ATÉ 25/3
ESPAÇO DE ARTE RICARDO VON BRUSKY

A exposição coletiva precede a realização de um grande leilão, marcado para os dias 26 e 27 de março de 2018. Serão aproximadamente 350 peças, das quais cerca de 100 têm como origem a coleção particular de uma família aristocrata de Dresden, na Alemanha, que chegou ao Brasil nos anos 1940, em função da Segunda Guerra Mundial. Entre os artistas com obras expostas e que serão leiloadas estão Rembrant, Volpi, Heitor dos Prazeres, Mira Schendel e muitos outros. Saiba mais.

Rembrandt Harmensz Van Rijn, Autorretrato com chapéu emplumado, 1638. Água-forte e ponta seca, 140 x 110 mm. (Divulgação)

ANRI SALA: O MOMENTO PRESENTE
ARTISTA: ANRI SALA
CURADORIA: HELOISA ESPADA
ATÉ 25/3
INSTITUTO MOREIRA SALLES PAULISTA

A segunda apresentação ampla do trabalho do artista albanês no Brasil apresenta obras ainda inéditas no país. A mostra reúne trabalhos recentes, sobretudo videoinstalações sonoras, e explicita a dimensão política e ao mesmo tempo sensível da obra do artista. Se por um lado os trabalhos de Sala propõem uma avaliação crítica do mundo contemporâneo; por outro, impactam a sensibilidade do espectador por meio do som, explorando em algumas de suas obras o potencial da música de nos conectar de maneira intensa com o presente. Saiba mais.

Anri Sala, still Answer Me (Divulgação)

FILHXS DO FIM
ARTISTA: DANIEL LIE
ATÉ 24/3
CASA TRIÂNGULO

A mostra do jovem artista é composta por uma grande instalação - que ocupa a sala principal da galeria -, pensada como um altar para a morte, carregando simbologias presentes em alguns rituais de matrizes africanas e asiáticas, temas que o artista vem se aprofundando nos últimos anos. Além da instalação, o artista apresenta uma linha de vasos em cerâmica. Saiba mais.

Instalação de Daniel Lie na Casa Triângulo. (Divulgação)

Essas e outras exposições você confere na Agenda do InfoArtSP. Confira aqui as exposições que realizaram sua abertura na semana passada.