Notícias

Voltar

Exposições inauguram durante o final de semana em SP

Artes Visuais: confira a seleção do InfoArt com as melhores exposições de artes visuais que acontecem em São Paulo este final de semana

O final de semana em São Paulo está repleto de aberturas de exposições. No sábado (21), mostras que entram em cartaz na cidade apresentam vídeos de artistas, homenageiam artistas e movimentos consagrados, revisitam a mémoria política da América Latina e exibem a produção de jovens artistas.

Além das exposições que inauguram, outras importantes saem de cena em espaços culturais importantes da cidade. No mesmo sábado, o Red Bull Station recebe amantes, entusiastas e fãs da fotografia para uma série de bate-papos sobre o tema e uma apresentação especial da Foto_Invasão 2018, iniciativa criada em 2016 com instalações, exposições, performances e conversas sobre a imagem fotográfica em seus mais variados suportes.

41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realizou sua abertura na quarta-feira (18), com a exibição do documentário "Human Flow", do artista chinês Ai Weiwei. A programação conta com 395 filmes de 59 países, e as salas de exibição estão espalhadas por toda a cidade.

Gerando polêmica e manifestações favoráveis à sua exibição antes mesmo de sua abertura para o público em geral, a mostra "Histórias da sexualidade", em cartaz no MASP a partir desta sexta-feira (20), é uma das principais exposições em cartaz na cidade. Levando em conta as discussões recentes sobre liberdade artística e censura, a mostra levanta uma discussão não só sobre a história da sexualidade, mas, por consequência, da humanidade e suas diferentes formas de observar e interpretar o mundo e a sociedade ao nosso redor.

Programe-se e aproveite o que a cidade de São Paulo tem de melhor para oferecer durante o final de semana: cultura e lazer!

ABERTURAS

Ensaio de tração
Artista: Vários
De 21/10 a 12/3
Estação Pinacoteca

“Ensaio de Tração” é uma mostra coletiva de vídeos produzidos por artistas brasileiros que se dedicam a explorar os limites da linguagem audiovisual. Os filmes têm em comum a ambiguidade entre o documental e a ficção. As narrativas oscilam entre a encenação e o registro, embaralhando a percepção do espectador.Obras de Cao Guimarães, Janaina Wagner, Wagner Morales, Marcellvs L. e Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado. Saiba mais.

(Divulgação)

Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina
Artista: Vários
Curadoria: Marcio Seligmann-Silva
De 21/10 a 13/3
Memorial da Resistência

A mostra promove o encontro de oito artistas que vêm se dedicando de modo original e expressivo ao tema da memória, com pesquisas que emergem e dialogam com os resultados das Comissões da Verdade e a continuidade de violações semelhantes no mundo contemporâneo. As obras expostas passam por diversos suportes, pesquisas e exercícios: instalações, fotografias pessoais com intervenções, estruturas cilíndricas com as imagens de mortos e desaparecidos, ou um impactante vídeo sobre um linchamento. A produção apresentada na mostra aponta para os dias de hoje, numa memória continuamente atualizada pelo esquecimento e pela barbárie. Saiba mais.

(Divulgação)

50 anos Poema/Processo: uma vanguarda semiológica
Artista: Vários
De 21/10 a 16/12
Biblioteca Mario de Andrade

Decorrente do concretismo, o movimento Poema/Processo surge como um rompimento criativo com a comunicação institucionalizada no campo da literatura, da poesia, do cinema e das artes plásticas. A mostra, organizada pela Galeria Superfície, comemora os 50 anos de surgimento do movimento artístico iniciado em dezembro de 1967. Estarão em exibição obras históricas inéditas, produzidas entre o período de 1966 à 1977, de artistas como Wlademir Dias Pino, Alvaro de Sá, Neide Sá, Décio Pignatari, Falves Silva, Moacy Cirne, Paulo Bruscky, Anchieta Fernandes, Márcio Sampaio, Joaquim Branco, P. J. Ribeiro, Ronaldo Wernek, entre outros. Saiba mais.

Wlademir Dias Pino - solida, 1962 (Divulgação).

O Sagrado é Amor
Artista: Ernesto Neto
De 21/10 a 2/12
Fortes D'Aloia & Gabriel

O artista carioca exibe trabalhos inéditos – entre esculturas vestíveis, fotos e uma instalação – que convidam o público a desacelerar o ritmo caótico da vida urbana para desfrutar de momentos de introspecção, acalmando a mente e ativando os sentidos. Para Neto, a manifestação do sagrado acontece em estados meditativos, através de profunda relação com a natureza. A exposição está então repleta de elementos que evocam raízes e galhos que permitem aos visitantes se conectarem. Saiba mais.

Ernesto Neto, Sem título, 2017. Crochê de voile de algodão, folhas secas e puxadores de madeira [Cotton voile crochet, dry leaves and wooden knobs] 212 x 73 x 67 cm. Photo: Ateliê Nave

Dentro do espelho
Artista: Patricia Furlong
Curadoria: Maria Alice Milliet
De 21/10 a 18/11
Galeria Rabieh

A mostra apresenta a mais recente produção de Patricia Furlong na sala principal da galeria. As obras dão continuidade à pesquisa que se iniciou com procedimentos da pintura en plein air características do séc XIX e evoluiu para imagens mediatizadas em que tradição e invenção, observação e imaginação se conjugam. Saiba mais.

Patricia Furlong, Paisagem Líquida 12, 2016. Acrílica sobre tela, 170 x 200 cm.

Retrospectiva IR: Pinturas de Irmgard Longman
Artista: Irmgard Longman
De 21/10 a 4/11
Face Gabinete de Arte

A mostra reúne aproximadamente 30 trabalhos da pintora Irmgard Longman, alemã naturalizada brasileira que criou ao longo de sua vida uma produção de pinturas a óleo, aquarelas e desenhos em consonância com as principais discussões de seu tempo, em especial com o expressionismo. Aluna de Yolanda Mohalyi, de quem herdou o domínio da cor, a artista circulou no ambiente efervescente da São Paulo dos anos 50 e 60, tendo artistas como Mira Schendel e Samson Flexor, o filósofo Vilém Flusser e o arquiteto Rino Levi como alguns de seus amigos e interlocutores mais próximos. Saiba mais.

Irmgard Longman, Marcha cinza pela paz, 1986 (Divulgação)

Como os rios correm para o mar
Artista: Sandra Mazzini
De 21/10 a 16/12
Janaína Torres Galeria

Em sua produção, a artista investiga um tema caro à história da arte: a paisagem. Nos trabalhos, é possível identificar elementos figurativos que são sobrepostos por formas geométricas, numa espécie de "quebra-cabeças", como define Sandra: "A pintura é uma técnica complexa que possibilita vários desdobramentos de sentidos. Nas minhas obras, há várias pinturas dentro de uma só. É uma espécie de trama composta por unidades autônomas". Saiba mais

Sandra Mazzini, Sem título, 2016. Óleo sobre tela, 150 x 180 cm. (Divulgação)

ÚLTIMOS DIAS

Arte Atual 2017 - Fábulo, Frisson, Melancolia
Artista: Marcelo Cipis, Pedro Wirz e Tiago Tebet
Curadoria: Paulo Miyada e Carolina de Angelis
Até 29/10
Instituto Tomie Ohtake

O programa "Arte Atual" é uma plataforma para pesquisas artísticas, de caráter experimental, na qual, por meio de uma questão sugerida pelo seu Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto, um grupo de artistas convidado desenvolve um novo trabalho. Nesta sexta edição do "Arte Atual, em fábula, frisson, melancolia" foram reunidos Marcelo Cipis, Pedro Wirz e Tiago Tebet como catalisadores de imaginários e sensibilidades do tempo presente. Em registros estéticos variados, eles reverberam porções de fábula, de frisson e de melancolia: a dimensão do mistério - a lenda, o mito - que transborda sobre a natureza apreendida pela humanidade; a excitação coletiva em estágio de espetáculo; e a inércia, desilusão ou pulsão que não alcança seu alvo. Saiba mais.

Tiago Tebet- Supersupersucker.

Álbum de Família
Artista: Lucas Rafael
Até 29/10
Museu da Imagem e do Som - MIS-SP

A quarta exposição do programa "Nova Fotografia 2017", apresenta imagens do dia a dia da família Costa Freitas, composta por 11 membros. Desde 2015, o fotógrafo paulista retrata a simplicidade da rotina de uma zona rural localizada a 30 km de Pirassununga, no interior de São Paulo, buscando mostrar a vivência e os costumes de famílias que, em pleno em século XXI, vivem em situações extremamente precárias. Brasileiros afastados da urbanização e privados de recursos tecnológicos e públicos, em uma situação em que a maioria das pessoas não consegue nem sequer imaginar-se. Saiba mais.

Álbum de Família - Lucas Rafael.

Essas e outras exposições em cartaz na capital paulista você confere na agenda do InfoArtSP. Perdeu as dicas das exposições que inauguraram durante a semana? Clique aqui e confira!