Notícias

Voltar

Exposições da semana - 14/8

A semana de aberturas em São Paulo apresenta exposições individuais e coletivas em galerias e instituições enquanto se desenrola a programação da nova feira paulistana, a Semana de Arte, que realiza, além da feira de arte, espetáculos de dança, teatro e outras atividades culturais.

As mostras que estreiam na cidade apresentam obras de artistas nacionais e internacionais entre a quarta (16) e quinta-feira (17) desta semana, e se unem ao grupo de galerias que também inauguraram mostras coletivas e individuais na última semana, visando estes animados dias do circuito de artes plásticas e visuais na capital paulista. Confira:

Iluminados - Experiências Pioneiras em Cinema Expandido
Artistas: Vários
Curadoria: Roberto Moreira S. Cruz
De 17/8 a 15/10
SESC Belenzinho

Cinema expandido é o termo utilizado para tratar as muitas maneiras de trabalhar essa linguagem, ampliando-a e multiplicando-a para além da tela. A exposição é composta por nove trabalhos que formam um mosaico de informação visual de artistas que pesquisavam essas interfaces, propondo formas originais, incomuns, não arbitrárias de criação, experimentando com a técnica e a forma da imagem e do som. Todas as obras foram produzidas em película. Entre os artistas com obras expostas estão Andy Warhol, Tunga e Antônio Dias. Saiba mais.

Tunga - ÃO - still. Foto: Murilo Sales , Rio de Janeiro.

Manifesto gráfico
Artista: Vários
Curadoria: Rico Lins
De 17/8 a 8/10
Espaço Cultural Porto Seguro

Urbano, rápido, de linguagem sintética, ao mesmo tempo complexa e desconcertante. Um bom cartaz é capaz de reunir todas essas características em meio às quatro arestas que o limitam. É este o ponto de partida de "Manifesto Gráfico", exposição que o Espaço Cultural Porto Seguro recebe e que apresenta uma seleção de 120 trabalhos do acervo pessoal do artista gráfico Rico Lins, que também apresenta cartazes de sua autoria. Saiba mais.

Cartaz da 1ª Bienal de São Paulo

Tão diferentes,  tão atraentes
Artista: Vários
Curadoria: Paulo Miyada
De 16/8 a 15/10
Carbono Galeria

A mostra reúne obras de Adriano Costa, Ana Prata, Beto Shwafaty, Daniel Senise, Jac Leirner, Janina McQuoid, Leda Catunda, Lucia Koch, Pedro França e Tiago Mestre, produzidas especialmente para a exposição a partir da proposição apresentada por Miyada, que aborda a questão de como obras de arte podem ser confundidas com objetos, a partir de uma funcionalidade. Saiba mais.

Leda Catunda - Amor e romance, 2017. (Foto: Gui Gomes) 

Raphael Galvez
Artista: Raphael Galvez
Curadoria: Rui Moreira Leite
De 17/8 a 6/9
Almeida & Dale Galeria de Arte

A mostra beneficiente do artista Raphael Galvez apresenta 60 obras - 40 pinturas e 20 desenhos - doadas pelo colecionador Orandi Momesso. Os recursos arrecadados serão destinados ao Médico Sem Fronteiras, organização internacional sem fins lucrativos, que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias pelos quatro cantos do mundo. O pintor, escultor e desenhista Raphael Galvez - artista pouco conhecido pelo grande público, apesar do seu reconhecimento por toda crítica - é um importante artista da segunda geração do modernismo brasileiro, ao lodo de figuras como Alfredo Volpi e Mario Zanini. Saiba mais.

Nu reclinado I, 1935, grafite sobre papel, 11,7x15,5cm.

História de olhares compostos
Artistas: Vários
De 17/8 a 15/9
Arte Hall Galeria

A mostra “História de Olhares Compostos” convida os artistas a apresentarem obras composta por mais de uma imagem. Uma narrativa contada em vários cliques, onde cada artista apresenta seu múltiplo olhar sobre o mundo. Participam desta história artistas representados pela galeria como Luiz Maudonnet, Ana Nitzan e artistas convidados como Fabiano Al Makul, Armando Prado e Paula Clerman. Saiba mais.

Artista Ana Nitzan – Da série “As estações mudam, mas não sem seus ornamentos", 2017 mesma árvore em momentos diferentes, 2012 e 2014. Fotografia e impressão digital em papel de algodão - Díptico, 30 x 40 cm cada.

Essas e muitas outras exposições você pode conferir quando quiser na agenda do InfoArtSP.