Notícias

Voltar

Debate com curadoras espanholas encerra exposição

Debate e lançamento de catálogo Sábado, dia 06/05/2017, às 15h.

As curadoras espanholas Maria Iñigo Clavo e Marta Ramos Yzquierdo são as convidadas internacionais que integram o debate sobre os temas abordados na exposição “O Museu Inexistente No 1”, criada em parceria entre o artista Victor Leguy e o curador Gabriel Bogossian, que também participam do evento. O evento, que acontece no sábado, 06 de maio, a partir das 15h, na Funarte São Paulo, marca o término da exposição e o lançamento do livro com textos e imagens sobre a pesquisa que resultou a exposição.

Diferente dos demais museus e exposições, esta mostra não tem pinturas, nem esculturas, as obras são descobertas por meio da curiosidade do vistante. Vídeos, desenhos e documentos são acoplados a dispositivos expositivos lúdicos, onde o espactador é desafiado a experimentar novas formas de agir e pensar sobre o papel dos museus na atualidade.

Neste museu fictício, artista e curador propõem uma articulação entre os debates em torno do patrimônio artístico e histórico, a memoria visual do indigenismo paraestatal e a produção artística contemporânea, em uma tentative de descolonizar o olhar e aprofundar as discussões a respeito do patrimônio cultural brasileiro.

A exposição pretende trazer para o centro do debate o imaginário construído em torno dos Enawenê-Nawê. Povo indígena residente no Mato Grosso, os Enawenê realizam anualmente o Yãokwa, ritual que tem duração de sete meses e é reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural immaterial brasileiro. As diferentes narrativas evocadas por este projeto são discutidas neste museu, à luz de seu papel na construção da memoria coletiva e da identidade nacional.


Crédito: Divulgação. Detalhe da obra na exposição Museu Inexistente

Serviço:
“O Museu Inexistente No 1”, de Victor Leguy
Curadoria: Gabriel Bogossian
Visitação: 26/03/17 a 06/05/17
Debate e lançamento de catálogo: 06/05/2017, às 15h
Funarte São Paulo | Galeria Flavio de Carvalho
Campos Elíseos: Al. Nothmann, 1.058, estação Santa Cecília do Metrô, tel. (11) 3662-5177. Seg. sex., 13h/18h; sáb. e dom., 15h/20h. 
www.funarte.gov.br