Notícias

Voltar

De férias na Argentina? Itaú Cultural apresenta seleção de fotografias modernistas brasileiras em Buenos Aires

De férias em Buenos Aires entre dezembro e fevereiro? Aproveite para conhecer - e apresentar aos "hermanos" - parte do acervo do Itaú Cultural, que reúne mais de 100 obras modernistas na Embaixada do Brasil na capital argentina. A reunião é uma oportunidade de oferecer ação educacional focada na importância do movimento modernista para a cultura e a identidade brasileiras.

German Lorca, Oca, Parque do Ibirapuera, 1954/2005. Gelatina e prata sobre papel. Foto: Iara Venanzi.

Do dia 14 de dezembro a 3 de fevereiro de 2019, a mostra "Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural" estará na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, na Argentina. Com o intuito de dar visibilidade ao público de todo o seu acervo, o Itaú Cultural dá continuidade à itinerância da exposição, desta vez em uma temporada latino-americana que começa por Buenos Aires e depois segue para Montevideo, Uruguai - onde ficará exposta no Centro de Exposiciones SUBTE -, e encerrando o percurso no Museu de Arte Contemporânea em Santiago, no Chile.

A exposição apresenta 103 fotografias – quatro delas, recém-adquiridas e incorporadas a este recorte da mostra em itinerância pela América Latina. Uma das novas obras é Florale, de Geraldo de Barros, que passa a fazer parte de um conjunto de 12 imagens do autor expostas em "Moderna para Sempre", como Tatuapé (1948), Autorretrato (1949) e Cadeira Unilabor (1954). Outras duas, são Oca e Parque do Ibirapuera, de German Lorca. A quarta é Composição e Sem Título, de Mario Fiori, que se juntam a Elos [Link], trabalho realizado por ele também em 1950. Com curadoria do fotógrafo e pesquisador Iatã Cannabrava, "Moderna para Sempre" soma trabalhos de 22 artistas renomados, com foco em sua participação no Foto Cine Clube Bandeirante, em particular, e em sua importância no movimento modernista para a cultura e identidade brasileiras. “Atentos às transformações que ocorriam no mundo, os fotógrafos modernistas brasileiros devoraram influências para criar uma nova fotografia, que teve como premissa uma leitura essencialmente criativa e de ruptura”, explica Cannabrava.

Antes da atual itinerância pela América Latina, a mostra passou por 15 cidades brasileiras – entre elas, Fortaleza, Belo Horizonte, Belém, Ribeirão Preto, São Paulo, Santos, Recife, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Vitória. No exterior, a mostra já esteve também em Assunção, no Paraguai, Cidade do México, no México, e Lima, no Peru.

Serviço
Exposição: "Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural"
Datas e horários: De 14 de dezembro a 3 de fevereiro de 2019. De segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
Local: Embaixada do Brasil em Buenos Aires | Espacio Cultural de la Embajada – Arroyo 1142 - CABA.
Entrada livre e gratuita.
Mais informações no site da Embaixada.