Notícias

Voltar

Conheça os diferenciais do Espaço Cultural Porto Seguro

Texto por Júlia Demeter.


Entrada do Espaço. Foto: Eduardo Lara/InfoArt SP.

Inaugurado em janeiro de 2016, o Espaço Cultural Porto Seguro é uma iniciativa da seguradora de mesmo nome que busca ajudar na revitalização do bairro de Campos Elíseos, na região central de São Paulo. Foi projetado por Yuri Vital e Miguel Muralha, do escritório São Paulo Arquitetura. O Espaço conta com centro expositivo, salas para cursos, laboratório de experiências artísticas, Porto Fab Lab, teatro, restaurante e tem área total de 961 metros quadrados. Dentre essas atrações se destacam o Ateliê Experimental e o PortoFabLab.

Ateliê Experimental
É um espaço para a execução de várias técnicas como gravura, carimbo, cianotipia, desenho entre outros. Na prática é um ateliê aberto todas as quarta-feiras e funciona com agendamento por e-mail. Há profissionais responsáveis que auxiliam os interessados no manuseio do maquinário e sugere-se que o material seja trazido pelo público. No caso de oficinas previamente divulgadas o material é fornecido. Tem foco em atividades práticas, potencializando discussões teóricas e caminhos da produção artística, muitas vezes explorando relações dos meios tradicionais com os digitais.


Foto: Eduardo Lara/InfoArt SP.

Ateliê experimental aberto:
Datas e horários: todas as quartas, das 10h às 12h e das 14h às 18h.
Agende sua visita pelo e-mail:
atelieexperimental@espacoculturalportoseguro.com.br.

PortoFabLab:


Foto: Eduardo Lara/InfoArt SP.

É um laboratório destinado à prática da arte que possui um conjunto de máquinas como impressoras 3D, impressora fine arts e frisadora que permitem a materialização de modelos digitais em duas ou três dimensões.

Um espaço permite que ideias possam se transformar em objetos e que possibilita a materialização entre arte, inovação e novas tecnologias. As vivências no PortoFabLab englobam processos de fabricação de objetos e conhecimentos que normalmente não podem ser replicados em outros ambientes. São oferecidos workshops interdisciplinares e atividades como modelagem, animação, impressão 3D e gravura digital.


Foto: Eduardo Lara/InfoArt SP.

Open day PortoFabLab
Toda sexta-feira, o PortoFabLab abre as portas para interessados na prática criativa e inovadora dos meios digitais. O laboratório fica aberto para que os interessados possam materializar o seu próprio projeto, utilizando para isso equipamentos digitais de precisão.
Datas e horários: todas as sextas, das 10h às 12h e das 14h às 18h.
Mande seu projeto pelo e-mail: portofablab@espacoculturalportoseguro.com.br

A colunista:
Júlia Demeter é colaboradora do InfoArt. Atuou profissionalmente na coleção DarosLatinoamerica e nos Institutos Moreira Salles e Tomie Ohtake. É pós-graduada pela FAAP - SP. Conheça o instagram da Julia.