Notícias

Voltar

Concurso Contra-Vistas do Minhocão

O Minhocão é hoje o maior foco de discussões entre arquitetos e urbanistas, estudiosos e amantes do centro de São Paulo. Desde sua ocupação como “Parque Espontâneo”, com a participação de inúmeros coletivos de artistas e ativistas, o espaço se abriu para várias manifestações e novas propostas culturais.

“Contra-vistas do Minhocão”, uma iniciativa da FASS com apoio da Associação Parque Minhocão, Giclê Fine Art Print e Jacarandá Montagens, tem como objetivo revelar as infinitas visões dos moradores e usuários da região, o olhar cotidiano das janelas, a partir desta relação complexa e vital entre o espaço íntimo interior e a paisagem ampla e coletiva da cidade.


Foto: Paulo Von Poser 

Trata-se de um concurso fotográfico aberto a amadores e profissionais, cuja proposta surgiu a partir da exposição Tribos, fotografias de Daniela Schneider que mostram visões a partir do Minhocão, em cartaz na FASS até 11 de fevereiro de 2017.

As fotos deverão ser postadas diretamente pelo autor na comunidade do concurso - acompanhando a hashtag #contravistasdominhocao, nome do autor, título e a localização aproximada do local onde a foto foi realizada - até o dia 09 de fevereiro.

Imagem divulgação

Participarão do grupo de jurados, o curador da mostra Tribos, Diógenes Moura, juntamente com os fotógrafos Felipe Morozini e Pablo Di Giulio, diretor da FASS, e o artista Paulo Von Poser.

O resultado do concurso será publicado no dia 11 de fevereiro de 2017, ao final da exposição Tribos. Os 15 selecionados terão sua fotografia exibida na galeria, de 14 a 18 de fevereiro, juntamente às fotografias de Daniela Schneider, e receberão cópia ampliada e emoldurada (30 x 30 cm) de sua imagem, além disto todos os participantes terão direito a uma gravura do artista Paulo Von Poser sobre o Parque Minhocão.

A localização aproximada de cada imagem, item indispensável para a validação da participação, será utilizada pelo artista Paulo Von Poser e pela Associação Parque Minhocão para “mapear” as diversas vistas que os moradores da região têm do Elevado.

Informações:

Do Objeto:
Concurso de fotografias do Minhocão a partir de janelas, sacadas, varandas e coberturas de imóveis e áreas públicas de seu entorno, aberto a fotógrafos amadores e profissionais.

Envio de Imagens:
- Imagens em cor ou P/B;
- Temática livre (paisagem, selfie, etc.); - Formato quadrado "Instagram" - pode ser recortada (cropped);
- Postar a imagem no grupo https://www.facebook.com/groups/ contravistasdominhocao/ usando a hashtag #contravistasdominhocao e informar na legenda: nome do autor, título (se houver) e local.

Local das Imagens:
Há a necessidade de indicação do local exato ou aproximado de onde foi tirada a foto (endereço, edifício). A localização de cada imagem, item indispensável para a validação da participação, será utilizada pelo artista Paulo Von Poser e pela Associação Parque Minhocão para “mapear” as diversas vistas que os moradores da região têm do Elevado. (ex: Av. São João, 2026) 

Data Para Envio das Imagens:
Serão aceitas apenas as fotos postadas até as 24 horas do dia 09 de fevereiro de 2017, que respeitem os critérios descritos anteriormente.

Seleção:
A seleção será feita por um júri composto pelo escritor e curador Diógenes Moura, os fotógrafos

Premiação:
Os 15 fotógrafos selecionados participarão coletivamente da semana de encerramento da mostra Tribos, na galeria FASS, tendo sua foto exposta em paralelo às imagens de Daniela Schneider, entre 14 e 18 de fevereiro, e receberão cópia ampliada e emoldurada (30 x 30 cm) de sua imagem ao fim da exposição. Além disto todos os participantes terão direito a uma gravura do artista Paulo Von Poser sobre o Parque Minhocão.

Dúvidas:
galeria@fass.art.br