Notícias

Voltar

Como funcionam as galerias de arte?

por bigorna.art.br

Quem quer ficar por dentro do que acontece na arte contemporânea, deve incluir as galerias no roteiro de visitas. Estes espaços têm como prioridade a venda de obras, é claro, o que faz muita gente passar longe delas. Mas, seu papel vai muito além do interesse econômico. Elas são, também, locais de fomento à cultura e de experimentação: é por elas que passam desde artistas iniciantes em suas primeiras exposições até nomes celebrados que aproveitam o suporte da galeria para fazer acontecer suas mais mirabolantes ideias.


Exposição "Dentro o que existe fora", de Lydia Okumura, na Galeria Jaqueline Martins, em 2017 (Foto: Julia Flamingo)

TIME DE ARTISTAS
A maior preciosidade das galerias são seus artistas. Depois de criar um perfil para seu espaço, a galeria escolhe a dedo cada um dos nomes que irá representar. A galeria tem como principal papel o de vender trabalhos desse artista para coleções particulares e institucionais. Elas têm programas anuais de exposições, que podem ser individuais e coletivas, em que todas as obras apresentadas estão à venda. Além disso, a galeria dá suporte para possíveis inscrições em residências e editais, arquiva e documenta trabalhos e pode financiar a produção de obras. Em troca, o artista paga 50% do valor da venda de cada trabalho para a galeria.

+ Assista ao vídeo "Qualquer pessoa pode frequentar uma galeria de arte?

BENEFÍCIOS PROS DOIS LADOS
Galeristas normalmente são muito bem conectados e podem, facilmente, fazer a ponte entre colecionadores e seus artistas. Estes, por sua vez, passam a fazer exposições na galeria que o representa, o que lhe dá mais visibilidade: seu trabalho pode ser visto por curadores, críticos e colecionadores, aumentando suas possibilidades de trabalho. As galerias também levam obras dos seus artistas para feiras internacionais. Sem essa conexão, a vida do artista é bem mais complicada caso ele queira fazer carreira.

Continue a ler o texto completo no site do Bigorna.

Em seguida, não deixe de se programar! Confia a seleção do InfoArtSP de exposições em galerias paulistanas.