Notícias

Voltar

Artista Mabe Bethônico e escritor Luiz Bras realizam debate no 20° Festival Sesc_Videobrasil

No próximo sábado (4), a mineira Mabe Bethônico apresenta a performance Histórias Mineiras Extraordinárias às 15h na área de convivência do Sesc Pompeia. A obra, que integra o "20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil", e é apoiada pela fundação suíça Pro Helvetia, investiga os limites entre ficção científica, ufologia e mineração. Após a performance, a artista se reunirá com o escritor paulista Luiz Bras, às 15h30, para um debate com o público no espaço de oficinas do Sesc. Em cartaz até 14 de janeiro, o 20º Festival promove uma série de debates e aulas abertas com artistas e membros da academia, sempre de forma gratuita.

Conhecido por obras como Distrito Federal (2014) e Não Chore (2016), Bras falará sobre a produção de ficção científica no Brasil. A plateia é convidada a apresentar seus relatos sobre o tema. O intuito é que, posteriormente, essas narrativas sejam reunidas em uma coletânea. Para participar, não é preciso de inscrição prévia.

Mabe Bethônico (Reprodução/SESC_VIDEOBRASIL)

Sobre a artista
Servindo-se de arquivos e coleções, Mabe Bethônico atravessa campos como geografia, geologia, história e etnografia, evidenciando como a informação pode ser construída e retrabalhada continuamente. Mostrou publicações, vídeos, websites, performances, palestras e instalações nas 27ª e 28ª edições da Bienal de São Paulo (2006, 2008), Centre de la Photographie, Genebra (2010), e Centre Pompidou, Paris (2016). Vive em Belo Horizonte.

Sobre o escritor
Luiz Bras nasceu em 1968, em Cobra Norato, cidade imaginária do Mato Grosso do Sul. Dos livros que publicou, destacam-se a rapsódia Distrito federal (2014), a novela Não chore (2016) e a mininovela Anacrônicos (2017). Atualmente coordena oficinas de criação literária para autores iniciantes.

"Histórias Minerais Extraordinárias" , Mabe Bethônico (Foto: Pedro Napolitano Prata)

Serviço
Performance "Histórias Mineiras Extraordinárias", de Mabe Bethônico seguido de debate com Luiz Bras no 20º Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil.
Data e horário: sábado (4), às 15h (Debate às 15h30).
Local: Sesc Pompeia (área de convivência) | Rua Clélia, 93 - Pompeia, São Paulo.
20º Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil
Data: Até 14 de janeiro de 2018.
Horários: Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos, das 10h às 19h30.
Local: Sesc Pompeia e GALPÃO VB (Av. Imperatriz Leopoldina, 1150 - Vila Leopoldina, São Paulo)