Notícias

Voltar

Artidot apresenta sua Primeira Coleção nesta terça-feira

A Artidot teve início em 2012, em Paris, com o objetivo de promover encontros privilegiados relacionados à arte e divulgar artistas através de exposições efêmeras. Em São Paulo, a Artidot começou em 2015 e desde então, em encontros mensais, proporcionam ao grupo visitas à coleções particulares, fundações, estúdios de fotógrafos, ateliês e galerias de arte. Além disso, em setembro, realizaram a primeira viagem focada em arte.

Entusiasmados com a maneira singular de apreciar, vivenciar e compartilhar escolhas artísticas, decidiram naturalmente ir além e criaram a “Primeira Coleção Artidot”.


Thomas Baccaro

Nessa Coleção, estão presentes obras exclusivas e emblemáticas dos artistas Thomas Baccaro, Dada Cardoso e Ana Michaelis. 


Thomas Baccaro

Na escolha das obras, a Artidot priorizou a sensibilidade e a intuição, tendo a ideia de TEMPO como um denominador comum: um caminhar hesitante em Paris, na foto de Thomas Baccaro; um instante de solidão nas delicadas e poéticas aquarelas de Ana Michaelis e a efemeridade de uma flor sensual de Dada Cardoso.

A apresentação da coleção acontecerá no dia 22/11/16 na E-Arte Galeria na Rua Joaquim Antunes, 187, a partir das 18h30.

Sobre os artistas:
Thomas Baccaro é um fotógrafo jovem que cresceu entre galerias, museus, estúdios e livros de artistas. Seu currículo impressiona pela quantidade de exposições individuais e coletivas, dentro e fora do Brasil e pelos inúmeros prêmios obtidos, entre eles o 1º lugar na Rez Arte Premio Tricolore, Reggio Emilia, Itália 2014 e o Prêmio Latin American Fotografia 3, 2014.As fotos da Coleção Artidot clicadas na Paris que ama, captam dois momentos espontâneos e transitórios em contrapartida à imagem da Torre Eiffel, dura e permanente, obtida num ângulo onde ela se mostra suave e leve.Usando da mesma afetividade em Carrara, fotografou escadas aleatórias e enferrujadas pelo tempo, na série Mármore, trazendo leveza, poesia e indagação a esse material nobre e resistente.

Dada Cardoso iniciou sua carreira como fotógrafa jornalista na Folha de São Paulo, em 1989. O seu acervo de fotografias já foi exposto individual e coletivamente em museus e galerias no Brasil e no exterior. Está na “Archive 200 Best AD Photographers Worldwide” e faz parte da Coleção Pirelli no Masp/SP. Publicou os livros “Retratos” onde posaram para suas lentes algumas personalidades brasileiras, o “Propagandadá” que contém fotos de publicitários brasileiros e recentemente “Gêmeos”, contendo imagens de mais de cem pares de gêmeos. No livro "Gêmeos", descobriu muitas histórias de cumplicidade e mostrou o seu olhar preciso, atento e criativo.As séries exclusivas da Coleção Artidot trazem humor, poesia e sensualidade numa sucessão de momentos às vezes  divertidos e sapecas outras vezes lentos e contemplativos.

Ana Michaelis nasceu no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes.Desde então acumula participação em incontáveis exposições individuais e coletivas tanto nacionais quanto internacionais.É uma artista inquieta, paradoxalmente à sua obra, sempre silenciosa, calma e reflexiva. Apresenta na Coleção Artidot uma série de pequenas pinturas em aquarela que são compostas ora por retratos, ora por uma paisagem, como se o tempo tivesse congelado. Essas imagens, são fragmentos do mundo onde a artista isola figuras capturando instantes carregados de afetividade.