Notícias

Voltar

Arte e educação no MIS-SP

O Núcleo Educativo do MIS desenvolve projetos de formação crítica para alunos, professores e público geral através de visitas mediadas, oficinas, cursos, palestras e diversas outras ações. Possui uma equipe composta por educadores de diferentes áreas acadêmicas, atualizando-se no cenário da arte-educação e desenvolvendo pesquisas e ações específicas para cada exposição em cartaz.

“As ações dos educadores servem para clarear a nossa visão sobre esse nosso tempo, já que levanta questões e provocações a respeito da contemporaneidade, partindo da programação e dos equipamentos do Museu.”

Através destas iniciativas o Núcleo Educativo do MIS tem como objetivo:
- Oferecer formação crítica aos diversos públicos do museu;
- Aproximar, despertar e aguçar a curiosidade sobre o patrimônio artístico-cultural;
- Estimular o olhar crítico e ampliar o repertório cultural de alunos e professores;
- Criar trocas vivas de experiência, sejam sensoriais e/ou intelectuais;
- Possibilitar constante atualização e reflexão sobre a atuação do museu.

(Divulgação)

Programas para escolas, professores e público em geral
Visitas mediadas
As visitas mediadas apresentam os conteúdos do museu através de metodologias específicas para diferentes faixas etárias. Conduzidas por um educador com formação no assunto, elas têm duração de 90 minutos. Os interessados devem preencher um formulário disponível no site do MIS-SP e aguardar a confirmação por e-mail. O agendamento é gratuito para escolas públicas e ONGs.

Formação de professores
Ao longo do ano são realizados seis encontros em formato de workshop, para professores. Oferecem possibilidades de trabalho em sala de aula para os conteúdos das exposições do MIS. Assim, o professor consegue preparar seus alunos antes da visita, e dar continuidade aos assuntos abordados no museu.
As datas dos encontros são informadas no Facebook do Educativo.

(Divulgação)

Projeto Hyperlink
O projeto, um dos vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro em 2016,  visa criar um diálogo direto entre artistas que estão expondo seus trabalhos no MIS e jovens de escolas da rede pública de ensino. A visita educativa tem duração de três dias, e nesse contato direto, os participantes elaboram uma série de perguntas e questionamentos sobre o trabalho exposto.

Visitas espontâneas às exposições em cartaz
As visitas espontâneas acontecem durante os finais de semana (com exceção de feriados), às 15h. O educador faz um recorte dos assuntos abordados na exposição principal em cartaz. Atendem grupos de até 20 pessoas e têm duração máxima de uma hora.

Cineclube do Educativo
Projeto de formação de público com exibição de filme acompanhado por debate com educadores do museu. A seleção de filmes é feita para apresentar clássicos do cinema ao público adolescente.

Oficinas mensais
O Núcleo Educativo desenvolve diversas oficinas com temáticas abertas ao público. Com a visão de que a arte contemporânea multiplica as possibilidades do fazer artístico, tornando-o acessível a uma parcela considerável da população.
Confira a programação na página do Facebook do Educativo e no site.

(Divulgação)

Públicos Especiais
Projeto Acessa MIS
Com edições trimestrais, o projeto de acessibilidade busca a aproximação de públicos com deficiências ao universo cultural do museu através de visitas mediadas e atividades práticas. As visitas atendem grupos de até 20 pessoas.

Projeto MIS+60
O Núcleo Educativo desenvolve visitas especiais para público idoso com atividades de ateliê. As instituições interessadas podem efetuar normalmente o agendamento, especificando a faixa etária em formulário.

Agendamento
Telefone: (11) 2117-4777.
E-mail: educativo@mis-sp.org.br.

(Divulgação)

Quer conhecer programas educativos de outras instituições paulistanas? O InfoArtSP já fez o levantamento sobre os núcleos de educação da Pinacoteca e do MAM-SP! Confira as atividades e fique ligado em nosso site para conhecer mais educativos toda semana!