Notícias

Voltar

5ª edição da MADE

A MADE (Mercado.Arte.Design) comemora cinco anos em um novo momento: o evento acontecerá pela primeira vez no icônico prédio da Bienal, em São Paulo, registrando o número recorde de superior a 100 expositores brasileiros e internacionais, incluindo países como Bélgica, Coréia do Sul, Suíça, Holanda e Portugal. A feira acontecerá entre os dias 9 e 13 de agosto e segue como o principal fomentador de conteúdo sobre o tema, unindo num só endereço marcas,
galerias, exposições internacionais e a nova geração do design, além de uma agenda diária de talks com a participação de grandes nomes do segmento. 


MADE - Studio Plott (Holanda). 

Reafirmando o compromisso de trazer novidades a cada edição, este ano a MADE terá como tema principal “Tramas”, que valoriza a conexão entre os materiais, formas e o fazer manual de diferentes peças de design. A agenda trará também a Paper MADE – espaço onde o papel é o suporte criativo para todos os artistas e um novo espaço de exposição: a Hand MADE, que valoriza o design e a produção de objetos e acessórios autorais. “Estamos celebrando com muita alegria e crescimento a 5ª edição da MADE, que apresentará diversas novidades, entre elas um novo local para realização: o Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera. A plataforma tem como objetivo promover e fortalecer as relações do design nacional e internacional através de dezenas de exposições e instalações, mantendo o foco no design autoral.”, adianta Waldick Jatobá idealizador do evento. 


MADE - Obesession Series - Kwangho Lee (Coreia do Sul).

Uma das grandes instalações deste ano é o resultado da paceria entre o Studio Guilherme Torres, NOS Furniture e a MADE na comemoração dos dez anos da mesa “Jet”. “Será um espaço inovador e contemplativo para o design e a arquitetura do prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer”, ressalta Jatobá.

Design nacional, internacional e obras interativas
A MADE trará designers nacionais e internacionais para envolver o público com instalações sensoriais e interativas. Os nomes responsáveis por instigar esses sentidos são: 80e8, Alva Design, Ana Neute, Artemobilia, Ateliê Julia Krantz, Baró Galeria, Bianca Barbato, Bottletop, Bruno Simões, Cadu Silva, Carol Gay, Casa Contemporânea, Casa Costillas, Casa das Artes, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Decarvalho Atelier, Eduardo Borém, Elisa Bueno, Érico Gondim, Estúdio Greta, Estúdio Leo Capote + Outra Oficina – Leo Capote + Marcelo Stefanovicz, Estúdio Mameluca para Bolsa de Arte, Estudio NáNí, Estudio Rika, F. STUDIO, Fetiche Carol Armellini & Paulo Biacchi + Infinita Surfaces, Gabbo Torres, Galeria Nicoli, Get Lost Studio, Giacomo Tomazzi Studio, Gustavo Bittencourt, Helena Carvalhosa, Humberto da Mata, Inês Schertel, Ion Project, José Manuel Carvalho Araújo/Alma Design, Leandro Garcia, Leo Di Caprio, II Galeria, Luiza Caldari, Lurca Azulejos, Manu Reyes, Marcos Amato, Margot Delgado, Maria Alves de Lima, Maria Villares, Miriam Andraus Pappalardo, MoBu Atelier, MUMA, Murilo Weitz, Nicole Uurbanus, Noemi Saga Atelier, Nolii, NS|Studio, O Formingueiro, Oficina Ethos, Ofício Lenho, Omar Salomão, Papelaria, Passado Composto Século XX, Paula Juchem, Paulo Goldstein, Pessuto Paissagismo/WV Design, Plantar Ideias+Lao, Rahyja Afrange, Rain, Renata Meirelles, Ricardo Graham/oEbanista, Rodrigo Almeida/Beluzo Design, Rodrigo Ohtake, Rodrigo Silveira, Rosa Pinc + Roberto Romero, Sabrina Borges, Samatha Ortiz, Silvia Beildeck, Studio Andrea Bandoni, Studio Thiago Bicas, Suite Arquitetos, T44 Studio, Thais Costa, Tiago Curioni, Tidelli, Vasconcellos Barreto, Vermeil, UZ.1 – Felipe Uzum, YANKATU – Design com Alma, Woo Design e Zed Nesti.


MADE- Japan House.

Talks:
Os talks acontecerão no Espaço Bradesco Private Bank, com número limitado de vagas. Um dos palestrantes já confirmados é Kwangho Lee em sua primeira visita à América Latina. Eleito designer do ano 2017, o sul-coreano que é destaque dessa edição da MADE falará sobre o processo de criação de seus móveis trançados com fios plásticos coloridos, técnica que aprendeu com o avô, um fazendeiro que criava objetos de materiais naturais encontrados nas proximidades de onde moravam, uma pequena cidade nos arredores de Seul. Apesar de jovem, Lee tem seu trabalho reconhecido por diversos prêmios e suas obras estão incluídas na coleção permanente de diversos museus no mundo.

Esta edição conta com o patrocínio máster do Bradesco Private Bank; com os patrocínios da Braskem, H Hering Foundation, INK Incorporadora, Mont Blanc Mármores e Granitos, Stella Artois e Tidelli; parceria da Artesol, Bei, Beleza, Eucatex, Eugenio Publicidade, Quattrino, Nos, System Cargo, Tivolli Hotel, Tryp Hotel, Vitra, WV Design; apoio institucional do DW! e apoio cultural da Associação dos Artistas Coreanos do Brasil, Associação Cultural dos Coreanos do Brasil, Centro Cultural Coreano no Brasil, Consulado Geral da Suiça, Switzerland Tourism, Japan House, MAM, Consulado dos Paises Baixos e Sotheby`s.

A curadoria de conteúdo do evento, assim como a seleção dos expositores, é feita pelo idealizador, Waldick Jatobá em conjunto com o curador, designer e socios Bruno Simões e Elcio Gozzo. O Conselho Consultivo participa em linha com os curadores. É um conselho ativo e composto por: Maria Helena Estrada, jornalista e curadora, eleita Presidente do Conselho; Claudia M. Salles - designer e arquiteta, fundadora do Estudio CMS; Marcio Kogan - arquiteto fundador do studio mk27; Pascale Mussard – Grupo Hermes/ Petit h; Corinna Sagesser – empresária; Maurício Eugênio – publicitário e Jorn Konijn - curador, consultor de desgin holandês e fundador da empresa This must bethePlace. 


MADE - Sem título acrílica, carvão, colagem e monotipia sobre papel Saunders Waterford 73,5 x 115 cm 2011 - Maria Villares.

Informações do evento:
Data de realização: de 09 a 13 de agosto de 2017
Horários: Quarta a Sexta das 13h às 21h
Sábado das 12h às 21h
Domingo das 12h às 20h
Local: Pavilhão da Bienal - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Ibirapuera, São Paulo - SP
Valor do Ingresso: Quarta a Domingo: R$ 30,00
Meia entrada para idosos e estudantes: R$ 15,00

Sobre a MADE – Mercado.Arte.Design
Surgiu em 2013 nos moldes de uma feira internacional de design high-end e de coleção, realizada anualmente na capital paulista. Realizada pela W/Design, durante o Design Weekend-DW!, tem como sócios Elcio Gozzo, Bruno Simões e Waldick Jatobá. A cenografia deste ano está a cargo do Estúdio FM, do arquiteto Flavio Miranda.

Em abril de 2015, o projeto MADE estreiou internacionalmente com a edição “MADE a Milano”, uma exposição de designers contemporâneos brasileiros realizada em paralelo à maior feira de design do mundo sendo este reconhecido como um entre os mais importantes do circuito.