Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Senac Lapa Faustolo

Endereço: Rua Faustolo, 1347 - Lapa Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: Segunda a Sexta, 8h/21h; Sábados, 8h/15h.

Site Oficial: www.sp.senac.br/lapafaustolo Ver site

Telefone: (11) 2185-9800

A área de moda do Senac é o mais completo centro de conhecimento em moda do país. Em 1964, o Senac São Paulo iniciou sua atuação na área de moda com a criação do curso de manequim profissional. O primeiro passo, apesar de tímido, já indicava a confiança da organização em um mercado promissor. Aos poucos, a magia da moda disseminou-se e conquistou simpatia e importância no país.

Mas apenas a partir dos anos 80 o Senac começou a estruturar o seu projeto de desenvolvimento na área, então com o objetivo de valorizar a criação e a produção nacional. Da confecção de pequenas peças específicas, o foco passou a recair sobre a modelagem até alcançar o charme do estilismo, que começava a se impor como necessidade da indústria da moda.

Um marco nesse processo observou-se na década de 90. Com a nova orientação estratégica do Senac, os cursos passaram a incorporar, de modo mais intenso, tendências de mercado. E logo a organização abriu-se para o mundo, firmando, em 1994, o seu mais importante convênio internacional, com a Esmod Internacional-Ecole Supérieure des Créateurs de Mode, a mais  antiga escola de moda francesa e uma das mais tradicionais escolas do gênero em todo o mundo.

Desta parceria, marcada pela ousadia de propósitos, nasceram os cursos de Modelagem e Estilismo Senac/Esmod, iniciando um novo estágio no ensino da moda no país e, como conseqüência, lançando as sementes do que viria a ser, a partir de 1999, o curso superior de Bacharelado em Design de Moda.

Com a globalização da economia, a área de moda cresceu e se modernizou rapidamente ao longo da década de 90. E com ela cresceu também a importância de uma proposta de ensino séria e a necessidade de atualização permanente dos profissionais. Atento à evolução do mercado, o Senac São Paulo investiu seus recursos para transformar-se em referência neste campo de atividade que representa hoje a segunda fonte de empregos no país, a primeira no segmento feminino.

O espaço possui uma modateca; uma teciteca (acervo de bandeira de tecidos); laboratórios de visagismo e estilismo além de auditório, biblioteca e receber exposições voltadas ao tema de seus estudos: a moda.

Imagem: reprodução