Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Museu da Pessoa

Endereço: Rua Natingui, 1100 - Vila Madalena Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: Segunda a Sexta, 10h às 19h

Site Oficial: http://www.museudapessoa.net/pt/home Ver site

Telefone: (11) 2144-7151

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo, em 1991. Desde sua origem, tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação, histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Nosso acervo conta atualmente com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 72 mil fotos e documentos digitalizados.

Em 22 anos de história, o Museu da Pessoa inspirou a construção de três museus fora do Brasil (Portugal, Canadá e Estados Unidos) e liderou campanhas internacionais para a valorização de histórias de vida. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões de brasileiros e brasileiras. Trata-se de um legado diferenciado da história do país. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura.

O Museu da Pessoa constrói e renova seu acervo diariamente através de algumas vertentes de produção de conteúdo:

Memória Institucional
Projetos com empresas estatais e privadas através de patrocínio direto, Lei Rouanet e Proac. A história de uma organização deve, e pode, se transformar em instrumento de preservação de saberes acumulados, resgates de valores, da identidade e de reconhecimento da importância de todos aqueles que a construíram.

Parcerias e convênios
Parcerias e convênios com instituições e organizações com o objetivo de auxiliar as instituições a resgatarem suas memórias ligadas a uma causa social. Para isso, o Museu da Pessoa doa alguns dias do seu estúdio aberto para a captação das histórias de vida e acredita que todos tem uma história para contar, e que isso é importante para a construção de uma memória, contribuindo assim, para sua democratização.

Conte sua História
O Museu da Pessoa recebe semanalmente em sua sede pessoas interessadas em gravar um depoimento contando a sua história de vida. As histórias podem ser registradas em estúdio - gravadas em vídeo e coletadas por entrevistadores especializados na metodologia de história de vida -, gravadas pelo estúdio itinerante Museu que Anda, por meio da Conte a Sua História, do portal do Museu da Pessoa e através de projetos temáticos.

Histórias de Internauta
Uma das principais ações do Museu da Pessoa é a participação colaborativa dos internautas que podem enviar sua história de vida ou de alguém que ele conheça, como familiares, amigos e etc., diretamente pelo próprio portal do Museu.
Coleções

O Portal do Museu da Pessoa também se utiliza do formato de coleções para organizar e segmentar seu acervo online. Através dos projetos e parcerias realizadas, e também de temas recorrentes nas histórias enviadas, são criadas coleções temáticas que destacam esse conteúdo.

Produção e curadoria colaborativa
No Museu da Pessoa, além de visitante, toda pessoa pode também tornar-se parte do acervo ao registrar a história da sua vida, assim como também ser um curador, na medida em que pode criar suas próprias coleções de histórias, imagens e vídeos.

Educativo e Tecnologia Social da Memória
Convênios e intercâmbios com universidades e organizações da sociedade civil garantem que os materiais coletados em suas pesquisas contribuam para a democratização da memória. Garantem também que sua metodologia, a Tecnologia Social da Memória, seja utilizada hoje por professores e alunos do ensino fundamental, comunidades e instituições, permitindo que cada pessoa e grupo torne-se um autor da história de sua própria comunidade.

 

O Museu da Pessoa acredita que valorizar a diversidade cultural e a história de cada pessoa como patrimônio da humanidade é contribuir para a construção de uma cultura de paz.
Missão: Ser um Museu aberto e colaborativo que transforme as histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas e povos."