Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Museu da Diversidade Sexual

Endereço: Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518 Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 20h

Site Oficial: www.mds.org.br Ver site

Telefone: (11) 2627-8078

O Museu da Diversidade Sexual tem como tema central a valorização da diversidade sexual no Brasil por meio de ações de pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio material e imaterial, a partir da abordagem da história da população LGBT, do ativismo político e do legado sociocultural, entendendo seu papel importante e transformador da cultura brasileira. 

Este é o terceiro museu do mundo e primeiro da América Latina relacionado à temática. Desde sua abertura em junho de 2012, recebeu mais de 70 mil visitantes, dos quais 30% vieram de outras cidades de São Paulo, outros estados e países. Além disso, as exposições que passaram pelo equipamento também cumpriram temporada em municípios do interior e do litoral paulista, atraindo mais de 20 mil pessoas. 

Espera-se, com isso, proporcionar maior visibilidade à diversidade sexual, fomentar a discussão sobre a construção de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e violências dirigidas a esses segmentos e a promoção de uma cultura em direitos humanos e da cidadania plena da população LGBT.