Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Chácara Lane

Endereço: Rua da Consolação, 1.024 - Consolação Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: De terça-feira a domingo, 9h/17h

Site Oficial: http://www.museudacidade.sp.gov.br/chacaralane.php Ver site

Telefone: (11) 3129 3574

A região onde se localiza a Chácara Lane passou por diversas transformações nos últimos dois séculos. No antigo caminho para Sorocaba se instalou o Cemitério da Consolação (1854) e, na década seguinte, o Colégio Americano, futuro Instituto Mackenzie, se transfere para a quadra da Rua Maria Antônia com Rua Itambé.

A partir da década de 1880 surgiram os loteamentos que desenharam a conformação atual de seu entorno. Em 1890, Lauton Amnesley adquire uma área proveniente do desmembramento da propriedade de Dona Maria Antonia da Silva Ramos onde foi construída a residência do reverendo George Whitehill Chamberlain.

Este terreno com a moradia foi vendido ao doutor Lauriston Job Lane em 1906, dando origem à Chácara Lane, assim conhecida a propriedade onde morou o médico presbiteriano até sua morte em 1942. O atual lote é um dos últimos remanescentes das típicas chácaras paulistanas – restam ainda a Chácara do Penteado, atual FAU USP, em Higienópolis; e a Chácara Prates, em Campos Elísios – e foi adquirido pela Prefeitura Municipal em 1944.

Desde então, teve diferentes utilizações: serviu de ambulatório à Cruz Vermelha até 1953, ano em que foi convertido em sede do Arquivo Municipal Washington Luís e, mais recentemente, de 1995 a 2008, abrigou a Biblioteca Circulante da Biblioteca Mario de Andrade. Em 2004, a Chácara Lane e seu envoltório são tombados pelo Conpresp e, a partir de 2012, passou a exibir exposições de longa e curta duração de artes visuais.

Foto: Fácio Cintra

Foto: Fábio Cintra