Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

APM - Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina

Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278 - Bela Vista Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h

Site Oficial: http://www.apm.org.br/pinacoteca.aspx Ver site

Telefone: (11) 3188-4304

A Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (APM) surgiu como iniciativa conjunta de médicos, artistas e críticos de arte que, na década de 1940, participavam de palestras e debates sobre artes plásticas na sede da entidade.

A ideia era criar uma galeria composta por quadros de pintores brasileiros da época, com o intuito de estimular o interesse artístico dos associados. Di Cavalcanti e Aldo Bonadei, ao lado de conceituados críticos de arte, como Sérgio Milliet e Lourival Gomes Machado, participaram de diversas reuniões com médicos sobre o tema.

Então, começou a ser formado o acervo em 1948 pelo diretor de Cultura Geral à época, Ernesto Mendes, que, apesar do clima de apatia e de indiferença ao modernismo, soube investir nos principais representantes do movimento. Na ocasião, foram adquiridas 14 obras bem mais em conta do que o valor real de cada uma. Outros dois quadros foram doados pela família do professor Jairo Ramos, então presidente da APM. Um outro, por Lasar Segall.

O apoio da Diretoria da APM, somado às colaborações dos próprios artistas, possibilitou a reunião de um significativo acervo, que representa um roteiro histórico da época de formação e consolidação do movimento modernista brasileiro (Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Di Cavalcanti, Lasar Segall).

A Pinacoteca também possui entre seus expoentes representantes do denominado Grupo Santa Helena (Rebolo, Bonadei, Volpi, Clóvis Graciano e Zanini). Com o tempo, a coleção foi ampliada e, além das 35 obras do período de 1930 a 1950, é composta por artistas contemporâneos.

O raro acervo atrai especialistas do mundo todo e está aberto à visitação pública e livre, durante a semana. É mais um motivo para que os associados da capital e do interior frequentem a sede da entidade, em São Paulo. Podem ser agendadas visitas de grupos, com monitoria oferecida pela própria APM. Não deixe de conhecer este espaço cultural!

Vistas de uma das salas de exposição / Reprodução APM