Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Ricardo Camargo Galeria

Endereço: Rua Frei Galvão, 121 - Jardim Paulistano Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: Segunda a Sexta, 10h às 19h

Site Oficial: http://www.rcamargoarte.com.br Ver site

Telefone: (11) 3031-3879

O galerista Ricardo Camargo começou sua trajetória aos 15 anos de idade, por intermédio de seu irmão Ralph Camargo, com quem trabalhou na galeria Art-Art, que em São Paulo foi a pioneira no lançamento dos artistas da geração 1960. A partir daquele momento e ao longo dos 48 anos de sua carreira firmou parcerias e conheceu várias pessoas que se tornaram importantes para a arte brasileira, como Pietro Maria Bardi (Diretor do MASP por 45 anos), Volpi, Wesley Duke Lee, Flávio de Carvalho.

Em meio a tantos anos de profissão se destacou o momento em que Ricardo recebeu o convite para ser o curador de Anita Malfatti, Lygia Clark e Tarsila do Amaral na exposição “Latin American Women”, em março de 1995, organizada pelo Milwaukee Art Museum em Wisconsin, e que percorreu posteriormente os Museus de Phoenix, Arizona, Denver, Colorado, finalizando em Washington D.C., Estados Unidos.

Um traço marcante de sua carreira é a diversidade de estilos, evidente nas mais de 90 exposições que realizou - de exposição de Arte Pré-Colombiana à Vanguarda Tropical, de obras modernistas às contemporâneas.

Ricardo é hoje um dos poucos galeristas em São Paulo que atua nesse mercado desde a década de 60 e que continua ativo na sua Galeria, que comemora 19 anos em 2014.

Dentre as características próprias da Galeria está o ineditismo de suas exposições “Mercado de Arte”, que reúne a cada edição pelo menos 20 obras inéditas ou que estejam há mais de duas décadas fora do mercado; e “Recortes de Coleções”, que capta e comercializa algumas obras das coleções de apreciadores da arte.