Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Galeria TATO

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1399 - Pinheiros, São Paulo - SP Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: De segunda a sábado das 11h ás 19h

Site Oficial: http://cargocollective.com/galeriatato Ver site

Telefone: (11) 2389-1399

Fundada em 2010 por Tato DiLascio, a Galeria TATO trabalha com artistas efervescentes e multidisciplinares, sendo estes brasileiros ou internacionais, jovens ou já consolidados, que guardam grande afinidade com as questões atuais da arte contemporânea — experimental, livre e aguçada.

A Galeria se constrói em meio a uma constante reflexão sobre a realidade atual e os modos como aqueles que vivem no mundo contemporâneo são influenciados pelas questões e imagens do meio que os cercam — o meio do homem formado nas grandes metrópoles. Tudo isso é refletido no trabalho dos artistas aqui representados, resultando na mistura de múltiplas influências que nos constitui.

Este lugar permeado pela cultura visual urbana, marcada por imagens intensas, dotadas de franqueza e poder de sedução, pelo apelo comunicativo e linguagem fortemente gráfica, bem como o potencial instigador da fotografia, são pontos de convergência entre as linguagens dos nossos artistas, ao mesmo tempo em que evidenciam também suas diferenças. 

Fruto de um projeto inovador de galeria de arte virtual — a Invest.art, pioneira deste modelo no mercado brasileiro — a Galeria TATO nasce da intenção de reformular a ideia de galeria, desconstruindo padrões e forçando os limites delineados por um passado superado. Conforme o status da arte torna-se cada vez mais fluido, aproximando-a cada vez mais da vida, faz-se necessário que o espaço expositivo acompanhe este movimento.

Surge, assim, o projeto Arte em Casa, exposições itinerantes montadas em residências habitadas por anfitriões dispostos a vivenciar um novo ponto de vista de suas casas. O espaço da vida cotidiana é invadido pelo espaço expositivo, levando arte e público a ambientes privados.

De 2013 a março de 2015 a Galeria fixa endereço no Estudio Gloria, em Pinheiros. Hoje, localiza-se na rua Fradique Coutinho, Vila Madalena, onde são realizadas exposições de artistas representados e convidados. A atmosfera desenvolta e convidativa propõe-se a criar e recriar novos formatos para exibir e experienciar arte a cada dia.

O corpo de artistas hoje é composto por Beatriz Chachamovits, Fernanda Preto, Francisco Hurtz, Guilherme Maranhão, Luiz 83, Marcelo Gandhi, Mariana Riera, Thais Albuquerque Braga, Washington Silvera e, como convidado, Victor Lema Riqué.

A equipe da Galeria oferece, também, serviços de consultoria que visam orientar colecionadores na gestão de seus acervos. Os múltiplos conhecimentos de quem lida diariamente com o contexto contemporâneo são empregados para auxiliar não somente na curadoria, mas também na conservação e instalação e, quando necessário, na restauração das obras de uma coleção.

Fachada Galeria TATO. Divulgção.