Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Galpão VB

Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 1150 - Vila Leopoldina Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: De segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 13h às 19h;
terça-feira, das 13h às 21h.

Site Oficial: http://site.videobrasil.org.br/galpaovb Ver site

Telefone: (11) 3645-0516

Espaço de exibição, ação, reflexão, encontro e pesquisa, o Galpão VB foi desenhado para ativar a coleção de vídeo construída em três décadas de atividade da Associação Cultural Videobrasil. Com foco na produção do Sul global, o Acervo Videobrasil abrange obras que participaram do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, trabalhos doados por artistas, obras-chave da videoarte internacional, registros de performances, testemunhos, documentários, publicações e documentos, num total de quase 10 mil itens – 4.500 deles já estão catalogados e disponíveis para consulta pública.

No Galpão, a coleção alimenta uma programação permanente de mostras de vídeo, exposições, ações e programas públicos. Em um espaço de 800m2, abriga galeria, sala de vídeo, sala de leitura e jardim com arena aberta. Na Sala de Leitura, os visitantes têm acesso à Videoteca, com mais de 1.300 obras, registros de performances e documentários; uma biblioteca de artes visuais com mais de 3.000 títulos; e à PLATAFORMA:VB, ferramenta on-line de pesquisa e curadoria.

Primeiro equipamento com programação de artes visuais da Vila Leopoldina, zona Oeste de São Paulo, aberto ao público em outubro de 2015, o Galpão VB oferece ainda café (gerido em parceria com o café orgânico Wheat), bicicletário e loja com publicações das editorasCobogó e CosacNaify, além da coleção completa de livros, revistas e documentários realizados pelo Videobrasil.