Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Edifício Lutetia

Endereço: Praça do Patriarca, 78 - Centro, São Paulo, SP Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: quinta a sábado, 10h às 17h

Site Oficial: Ver site

Telefone:

O Edifício Lutetia, de propriedade da FAAP, foi projetado por Ramos de Azevedo e construído na década de 20.  A arquritetura marcante é dada pelas características que remomemoram estruturas predominantes no centro de São Paulo na primeira metade do século XX. O prédio é um símbolo histórico. Em 1992, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação – CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Localizado na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, o edifício, que faz parte de um conjunto de três prédios independentes com uma fachada única, possui oito pavimentos, além do térreo e o subsolo, em um terreno de 256m2.

Desde sua construção, teve diversas moradas e serviu como escritórios e estebelecimentos comerciais, mantendo suas características arquitetônicas externas.

(imagem inresidence)

Em 2000, os professores e alunos do curso de arquitetura da Faculdade de Artes Plásticias da FAAP, inciaram a restauração da fachada, do hall de entrada do Edifício Lutetia e reformaram as áreas internas para utilização como Centro Cultural.

Como parte das comemorações dos 450 anos de São Paulo, o Edifício Lutetia foi inaugurado, totalmente restaurado, no dia 25 de janeiro de 2004. Na oportunidade, o MAB-FAAP programou três exposições que ocuparam três andares do edifício: “Ramos de Azevedo e a Cidade de São Paulo”, “Esculturas – Coleção MAB-FAAP” e “São Paulo: Múltiplas Perspectivas”.