Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Auroras

Endereço: Avenida São Valério, 426 Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: Sábado e Domingo das 11h às 18h
Durante a semana horário agendado

Site Oficial: http://www.auroras.art.br Ver site

Telefone: (11) 98185-0044 | (11) 99600-9876

auroras é um espaço de arte voltado a ideias e projetos de artistas. Idealizado a partir de extensos diálogos entre Ricardo Kugelmas e diversos artistas, o espaço surge com o intuito de realizar projetos de caráter singular, frequentemente não abrigados em galerias e instituições.

auroras não busca cobrir um panorama ou lacuna de exposições institucionais, tampouco representa comercialmente quaisquer artistas. As exposições de artistas representados no Brasil serão realizadas de forma conjunta e complementar às galerias. A partir de exposições, projetos específicos, publicações e conversas abertas ao público, o espaço privilegia o diálogo entre artistas, críticos, curadores e o público em geral.

Espaço:
Auroras ocupa uma casa modernista projetada por Gian Carlo Gasperini em 1957 na cidade de São Paulo. O espaço expositivo é composto por um hall e duas salas com luz natural. A biblioteca abriga uma coleção de livros de arte aberta à consulta e pesquisa. O espaço funciona também como sala para exibição de vídeo e projetos específicos.  A piscina, que se encontra vazia desde a realização da instalação sonora Volume Morto (2015) de Lenora de Barros, servirá como espaço adicional destinado a realização de projetos específicos.

Fotografia Mauro Restiffe

Cronograma:
O espaço realizará ao menos quatro exposições por ano, incluindo individuais, coletivas e exposições que estabeleçam o diálogo entre a obra de dois artistas, além de projetos concebidos especificamente para a biblioteca e piscina, definidos junto ao conselho consultivo.

Conselho Consultivo:
O conselho consultivo auroras é composto por artistas de diferentes áreas, críticos, educadores, produtores culturais, editores e profissionais de outras áreas com o intuito de discutir ideias e definir a programação do espaço.

Antonio Dias, Arto Lindsay, Bruno Dunley, Charles Cosac, Claudio Cretti, Daniel Rangel, David Salle, Eduardo Mufarej, Fabio Faisal, Fernanda Gomes, Isabel Diegues, Janaina Tschape, Lara Pinheiro, Lenora de Barros, Lucia Koch, Luiza Mello, Maguy Etlin, Nessia Pope, Rômulo Fróes, Stela Barbieri, Têra Queiroz e Tiago Mesquita.