Guia Cultural

Os principais locais de exposições das artes visuais na cidade de São Paulo / SP

Voltar

Adelina - Instituto Cultural

Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1285 - Perdizes Ver mapa

Dias e horários de funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 19h;
sábados, das 10h às 17h

Site Oficial: http://www.adelinagaleria.com.br/ Ver site

Telefone: (11) 3868-0050

Nas ladeiras de Perdizes, na Zona Oeste, não faltam botecos tradicionais, lojas charmosas e restaurantes aconchegantes. A oferta diversificada da região, no entanto, não incluía espaços de arte. Essa “falha” foi resolvida em 2017 com a inauguração da Adelina - Instituto Cultural, na Rua Cardoso de Almeida.

Criada em abril de 2017 pelo empresário Fabio Luchetti, o projeto Adelina possui uma ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, promovendo a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos, hospedagem para artistas estrangeiros e ações extramuros.

O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte.

O espaço, uma espécie de centro cultural, dispõe de duas áreas abertas ao público: uma de três andares, com salas de exposições e setor para cursos, e a outra para oficinas e ateliês. Um terceiro galpão será implantado em 2018, com café e ambiente voltado a instalações de grande porte.

Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, participando ativamente da formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.


Um dos ambientes da Adelina: Obras de Renan Marcondes (vídeo e instalação) e Cristina Suzuki (pintura) (Renato Pizzutto/Veja SP)