VISUAL ARTS AGENDA

Voltar

Who Hides Your Memories Never Forgets

Artists: Pedro Maciel

Curator: -

From 6/8 to 20/8

Galeria Arte Aplicada Ver mapa

Address: Rua Haddock Lobo, 1.406 - Cerqueira César

Telephone: (11) 3062-5128

"Quem Esconde Suas Lembranças Nunca Se Esquece". Com este título poético, ousado em sua forma e filosófico em sua compreensão, o consagrado escritor mineiro Pedro Maciel inaugura sua primeira exposição no país. A mostra reúne mais de 30 obras entre pinturas, objetos e pequenas esculturas. A mostra acontece na Galeria Arte Aplicada, entre os dias 6 e 20 de agosto de 2016, com entrada franca. O artista estará presente na abertura para um bate-papo com o público e apreciadores da sua produção visual.

"Quem esconde suas Lembranças Nunca se Esquece" apresenta pequenas esculturas, pinturas e objetos (Divulgação)

“As obras de Pedro Maciel revelam muita qualidade e muita beleza”, afirma o poeta e crítico Ferreira Gullar. Além dele, o cineasta Fernando Meirelles, o artista visual Paulo Nazaré, o poeta e tradutor Ivo Barroso, o músico Tom Zé e o escritor Silviano Santiago já se surpreenderam com as obras a serem expostas.

É admirável como o autor de romances como Previsões de um Cego, Retornar com os Pássaros, entre outros, traz para as artes visuais toda a sua essência fervorosa em antíteses e em conceitos atemporais. Na série Freudianas, por exemplo, Maciel pinta sobre lençóis e fronhas bordados, que para muito além dos sonhos, remetem à memória afetiva e familiar. Outros destaques são os quadros das séries Ouro Preto e Amazônia, que por ganharem força em suas densidades cromáticas, contrapõem-se à obra A Vida é uma Ilusão, a qual traz uma infinita transparência.

A produção visual de Maciel dialoga com certa tradição da Arte Contemporânea, como a de Amilcar de Castro, Celso Renato, Farnese de Andrade (sem a melancolia deste), de Ana Horta e até mesmo de Franz Weissmann, firmando-se como um artista múltiplo de afazeres. Entretanto, essa diversidade do artista sabe que a memória não é apenas aquilo que se busca voluntariamente, mas, sim, aquela involuntária, a qual surge para encantar a vida e sua arte, que agora é para todos. 

A primeira mostra de Pedro Maciel fica em cartaz entre os dias 6 e 20 de agosto de 2016 (Divulgação) 

serviço
Exposição: "Quem Esconde Suas Lembranças Nunca Se Esquece", de Pedro Maciel.
Datas e horários: Abertura dia 6 de agosto, sábado, das 11h às 15h. Em cartaz até 20 de agosto de 2016. De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h.
Local: Galeria Arte Aplicada | Rua Haddock Lobo, 1406 - Cerqueira César.
Entrada livre e gratuita.

Others /en/guide/galleries/galeria-arte-aplicada/'s Visual arts agenda