VISUAL ARTS AGENDA

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VERBO 2016

Artists: Vários

Curator: -

De 26/7 a 29/7

Galeria Vermelho Ver mapa

Address: Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis

Telephone: (11) 3138-1520

Entre os dias 26 e 29 de julho de 2016 acontece a "12ª edição da Mostra de Performance Arte A VERBO 2016", que retoma o formato original da mostra criada em 2005 pela Vermelho. Durante quatro dias consecutivos a galeria será ocupada por ações de artistas e de coletivos brasileiros e estrangeiros, selecionados a partir de mais de 180 projetos recebidos entre dezembro de 2015 e março de 2016, além de uma seleção de artistas convidados. A entrada é gratuita.

Performance ‘Suíte São Paulo’, de Peter Baren (Divulgação)

A programação conta ainda com a mostra de vídeos “Screening & Live Action: French Scene/VERBO 2016” organizada pela curadora francesa Agnès Violeau, a partir de dois importantes acervos franceses: o Centre National des Arts Plastiques – CNAP, e o Centre National de la Danse – CND. Além do programa de vídeos, Violeau é responsável também pela participação da obra “O artista sem obras: uma visita guiada no nada” (The artist without works: a guided tour around nothing), da artista Dora Garcia. O programa conta com o apoio do Consulado da França em São Paulo.

Artistas participantes: Akira Shiroma,  Ana Montenegro, Camilla Bologna, Coletivo Cartográfico, Dias & Riedweg, Dora Garcia, Enrique Ježik, Fabiano Rodrigues, Fabio Morais, Fernando Estrada Miranda, Guilherme Peters, Juliana Moraes, Lia Chaia, Marc Davi, Marcelo Cidade, Maurício Ianês, Michelangelo Miccolis, Michele Rizzo, Peter Baren, Rose Akras, Tathy Yazigi e Wilson Sukorski (ficha técnica, descrição e horários das apresentações abaixo).

Screening & Live Action: French Scene/VERBO 2016: obras de Absalon, Christian Marclay, Boris Charmatz, Markus Kreiss, Gordon Matta-Clark, Damir Očko, Marie-Ange Guilleminot, Naufus Ramirez-Figueroa, Claudia Triozzi, Nil Yalter, Salla Tykkä, Yoann Bourgeois, Martha Graham, Anne Collod, Noemie Lafrance, Daniel Larrieu, Jan Martens, Julie Nioche, Lia Rodrigues e Maria Donata d'Urso (ficha técnica completa abaixo).

Confira a programação abaixo:

Performance "Tacet", de Ana Montenegro, Juliana Moraes e Wilson Sukorski (Divulgação)

Ações:
TACET (2016)
De/Com Ana Montenegro, Juliana Moraes e Wilson Sukorski.
Seguindo uma partitura aural, uma coreógrafa e uma performer organizam movimentos gestuais e de deslocamento - via descrição pré gravada e ouvida apenas por elas mesmas, enquanto um músico complementa as variações coreográficas trabalhando com sons no limite da percepção. Na ação, deslocamentos se dão na passagem de uma postura à outra, às vezes lentamente, outras com movimentos ágeis e repetitivos que acontecem entre os gestos – no intervalo: TACET – ponto de espera. Os percursos gestuais são cuidadosamente construídos, em combinações que aprofundam a distância emocional entre os corpos.
Data, horário, local: 27/07, 21h. Sala 1

4o fracasso | metal (2016)
De/Com Coletivo Cartográfico (Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro e Monica Lopes).
Montagem da Instalação: Pontogor.
Produção: Viviane Bezerra.
Três placas de ferro de 180 X 80 cm cada apontam para uma estabilidade plástica inicial entre corpos e coisas. Esse equilíbrio, entretanto, se transforma por meio de ações exaustivas, embates inúteis que são puro desgaste formal e energético.
Data, horário, local: 29/07, 20 - 23h. Sala 1

Nada Quase Nada (2015)
De/Com Dias & Riedweg.
Direção de Cena: Juliana Franklin.
Centenas de cartazes impressos em preto & branco, colados lado à lado como lambe-lambes, formam um só papel de parede com 80 frases repetidas cobrindo o fundo ou a totalidade do espaço da ação. Os cartazes reproduzem 80 citações de personalidades públicas, de políticos a jogadores de futebol, de socialites à artistas e filósofos, do contexto nacional e global nos últimos 80 anos. Na performance, Dias & Riedweg aparecem sobriamente vestidos e cobertos com máscaras de látex deles mesmos. Durante 40’, os artistas lêem, de forma encenada, 5 contos do escritor suíço Robert Walser (1878-1956), que viveu sob internações manicomiais entre 1907 e 1929. Ao longo da leitura, Dias & Riedweg mostram os cartazes como vírgulas cítricas acerca da realidade atual. O potencial irônico, poético e político da performance reside na superposição dos dois textos: o louco Walser lido, e as citações impressas de nossa realidade, enquanto as máscaras ao mesmo tempo neutralizam essa contradição e reforçam o vazio existencial gerado entre os dois textos.
Data, horário, local: 26/07, 21h. Sala 1.

O artista sem obras: uma visita guiada no nada (2009)
De Dora Garcia.
Com Michelangelo Miccolis e Fernando Estrada Miranda.
A ação “O artista sem obras: uma visita guiada no nada” consiste em uma visita guiada pela exposição de um artista que se recusa a produzir qualquer coisa. O guia da visita, fala sobre este artista sem fornecer aos visitantes qualquer informação. O público é deixado de mãos vazias, pois toda a materialidade dessa exposição parece ter sido esvaziada. O que acontece, então, quando o elemento supostamente ativo dessa exposição, o trabalho do artista, é eliminado?
Data, horário, local:29/07, 20h. Todo o espaço.

Zona de Segurança Pessoal (2016)
De/Com Enrique Jezik.
Na ação, o artista constrói uma zona pessoal de segurança, proteção e isolamento.
Data, horário, local:29/07, 21h. Sala 2.

Ratsrepus (2015)
De Fabiano Rodrigues.
Com Akira Shiroma, Camilla Bologna, Fabiano Rodrigues, Tathy Yazigi.
Na ação, Rodrigues convida três artistas para participarem de um experimento de interferência no universo do skate, onde a identidade do skatista é apagada. Os performers desenvolvem ações utilizando um único skate, deslocando-o assim de sua função e criando padrões inusitados de movimento.
Data, horário, local:26/07, 22h. Pátio.

The Imbecil (2016)
De Fabio Morais.
Com Camila Valores e Tiago Luz.
Alguém lê um jornal totalmente em branco que tem apenas o título impresso na capa: The Imbecil. O performer lê durante todo o tempo, ora alheio ao entorno, ora interagindo com as pessoas, sempre com o jornal bastante visível para o público. The Imbecil poderá ser adquirido na Banca Tijuana como um resíduo da performance, criando um mecanismo de indução no qual a própria performance é a publicidade do jornal, reproduzindo assim uma das estruturas do capital.
Data, horário, local:26 - 29/07, 20 as 23h. Pátio.

Estudo para festival ao ser supremo: Ato I (Robespierre lecionando sobre a falência revolucionaria) Ato II (Homenagem a Charlotte Corday e a descarga dos Sans-Culottes) (2016)
De Guilherme Peters. Com Cotinz Benhas, Katharina Cotrim, Andea Dip, Eduardo Correa Kissajikian, Nina Veloso, Dori Onnez,  Guilherme Peters e Fabiano Rodrigues.
A ação empresta seu título do estudo realizado pelo pintor Jacques-Louis David, sobre um possível retorno do "Festival ao Ser Supremo", elaborado pelo pintor junto com Robespierre, na primavera de 1794. O festival foi um desdobramento da religião deísta criada por Robespierre para a República, baseada nos sistemas de crenças e ideias racionalistas e ateias.
Data, horário, local: 28/07, 20h. Pátio.

Rede (2002)
De Lia Chaia.
Com Joana Ferraz.
Data, horário, local:26 - 29/07, todo o período. Sala de vídeo.

Pictórica (2010-2013)
De/Com Marc Davi.
A partir de alegorias oriundas do discurso simbólico da pintura, o performer articula uma série de narrativas que são bruscamente interrompidas pela própria natureza efêmera e coloidal dos materiais que utiliza. A saturação, a redundância e a efemeridade se aglutinam numa espécie de tableau vivant, em busca de uma experiência de corpo permeável. Um corpo que é o elemento de convergência de linguagens.
Data, horário, local: 26/07, 20h. Sala 2.

Fuzilamento (2002)
De/Com Marcelo Cidade.
O artista nu lê um texto com o nome de diversas revoluções (sociais, econômicas, políticas, culturais etc). Durante a leitura, Cidade é fuzilado por cimento úmido, pelos observadores da ação.
Data, horário, local: 28/07, 22h30. Sala 1.

Centro de Pesquisa de Ideologia das Imagens (2015)
De/Com Maurício Ianês.
Ianês se coloca instalado na entrada da galeria recebendo os visitantes com quem desenvolve uma conversa. Após esta entrevista pessoal, em que as visões subjetivas de cada participante serão levadas em conta, ele pedirá a este que sugira alguma imagem que simbolize a sua visão da história, da política ou da sociedade contemporânea, local ou global. A partir de uma pesquisa feita na internet, artista e participante selecionarão imagens que serão impressas em formato A4. Posteriormente, as imagens serão distribuídas e ordenadas pelo artista de modo a criar uma narrativa da história atual.
Data, horário, local:26 - 29/07, 20 – 23h. Hall de entrada.

M (2013)
De/Com Michelle Rizzo.
Ação criada por Michele Rizzo em 2012, M é um projeto em andamento que se transforma a cada nova apresentação. A ação emprega o poema “Eu não sou eu”, de Juan Ramon Jimenez que diz: eu sou esse que anda ao meu lado e que eu não enchergo, a quem às vezes eu consigo visitar, e quem em outras vezes eu esqueço; que permanece calmo e em silêncio quando eu falo, e perdoa gentilmente, quando eu odeio, que caminha onde eu não estou, que permanecerá de pé quando eu morrer.
Data, horário, local: 27/07, 20h. Sala 1.

Blind Dates with the History of Mankind (Performance Suíte São Paulo)
De Peter Baren.
A ação emprega textos do livro “Ira e Tempo” de Peter Sloterdijk de forma a tecer um comentário acerca do pensamento ocidental do século XXI.
Data, horário, local: 28/07, 21h. Sala 2.

Sem Título (2016)
De/Com Rose Akras.
A ação surgiu a partir de uma visita a ilha de Vlieland, localizada no norte da Holanda onde poemas são escritos na areia por pneus de caminhões que transitam pelas praias, desenhando sobre a areia longas linhas. A ação será realizada sobre a fachada da Vermelho.
Data, horário, local: 26 - 29/07, 20 - 23h. Fachada.

Jornal utilizado na performance "The Imbecil", de Fabio Morais (Divulgação)

CENTRE NATIONAL DES ARTS PLASTIQUES – CNAP
Seleção de filmes: Agnés Violeau.

ABSALON
Solutions, 1992
n° inv. : FNAC 96563
Centre national des arts plastiques (France)

Claudia Triozzi
Five Years, 2000
n° inv. : AP12-2 (571)
Centre national des arts plastiques (France)

Nil Yalter
La femme sans tête, 1975 / Une lente introduce, 1975
n° inv. : FNAC 07-475
Centre national des arts plastiques (France)

Boris Charmatz
Une lente introduction, 2007

CENTRE NATIONAL DE LA DANSE – CND
Curadoria: Agnés Violeau.

Lamentation, 1930
Coreografia: Martha Graham.

Waterproof, 1986
Coreografia: Daniel Larrieu. Direção: Luc Riolon.

Nos solitudes, 2010
Coreografia: Julie Nioche. Direção: Laure Delamotte Legrand (excerto).

Celui qui tombe, 2014
Coreografia: Yoann Bourgeois. Direção: Louise Narboni.

Rapture, 2008
Coreografia e direção: Noemie Lafrance.

Parades and changes in expansion, 2011
Coreografia: Anne Collod. Direção: Jacques Hoepffner (reinterpretação de Parades & Changes, Anna Halprin/1965)  (excerto).

Collection particulière, 2005
Coreografia  Maria Donata d’Urso (excerto).

Sweat ba sweat, 2011
Coreografia  Jan Martens (excerto).

Pindorama, 2014
Coreografia: Lia Rodrigues (excerto).

“Nos Solitudes” (Nossas solidões; 2010), coreografia de Julie Nioche (Divulgação)

serviço
Exposição: "12ª edição da Mostra de Performance Arte VERBO 2016".
Datas e horários: Abertura dia 26 de julho, às 20h, com apresentação de Agnès Violeau do programa de filmes “Screening & Live Action: French Scene/VERBO 2016”. Até o dia 29 de julho de 2016. Horários especiais durante a Mostra de Performance Arte VERBO 2016.
Local: Galeria Vermelho | Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis.
Entrada gratuita.