VISUAL ARTS AGENDA

Voltar

Cícero Dias - A Poetic Journey

Artists: Cícero Dias

Curator: Denise Mattar

De 21/4 A 3/7

Centro Cultural Banco do Brasil Ver mapa

Address: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

Telephone: (11) 3113-3651


Cícero Dias - Cena rural, c. 1920-29, óleo sobre tela

Em 1938, o pintor pernambucano Cícero Dias foi chamado de “um selvagem esplendidamente civilizado” pelo crítico de arte francês André Salmon, que parafraseava um poema de Verlaine para Rimbaud. A definição descreve perfeitamente sua trajetória nas artes, agora retratada pela exposição Cícero Dias - Um percurso poético. A mostra chega à unidade de São Paulo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em 21 de abril depois de sua estreia em Brasília e fica aberta até 3 de julho, antes de seguir para o Rio em 1º de agosto. A abertura da exposição, em 21 de abril, marca o 16º aniversário do CCBB São Paulo, inaugurado em 2001.
Com curadoria de Denise Mattar, curadoria honorária de Sylvia Dias, filha do artista, e produção da Companhia das Licenças, a mostra segue para o Rio de Janeiro em agosto.

A exposição apresenta ao público um conjunto de 125 obras de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, que completaria 110 anos em 2017 e cuja trajetória é reconhecida internacionalmente, contextualizando sua história e evidenciando sua relação com poetas e intelectuais brasileiros e sua participação no circuito de arte europeu. Além das obras, a exposição trará ainda cartas, textos e fotos de Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Mário Pedrosa, Pierre Restany, Paul Éluard, Roland Penrose, Pablo Picasso, Alexander Calder, entre outros. “Na sua longa e prolífica carreira, Cícero Dias manteve, como poucos, a fidelidade a si próprio. Sempre foi inteiramente livre, ousando fazer o que lhe dava vontade, sem medo das críticas”,afirma a curadora Denise Mattar.


Escola, dec. 1920, óleo sobre tela 65,0 x 54,0 cm.

A exposição traz um panorama de toda produção do artista, dividida em três grandes núcleos que delineiam seu percurso poético. São eles: Brasil, Europa e Monsieur Dias – Uma vida em Paris - cada um deles, por sua vez, dividido em novos segmentos, cuja leitura não é estanque, mas entrecruzada e simultânea.

A mostra é aberta por “Entre Sonhos e Desejos”, que traz um conjunto de 30 aquarelas produzidas entre 1925 e 1933. “Lírico, agressivo, caótico, sensual, poético e emocionante, o trabalho de Cícero Dias nesse período era muito diverso de tudo o que se produzia na época. Ele sacudiu os nossos incipientes modernistas, estonteados pela força, a estranheza e a espontaneidade da obra de Cícero”, diz a curadora.


O Goleiro, dec. 1920, aquarela sobre papel 53,5 x 49,5 

Um conjunto de atividades na exposição possibilita ao público de todas as idades entender a variedade da obra de Cícero Dias e os elementos recorrentes que a permeiam. Uma instalação multimídia, por exemplo, permite que o visitante escolha entre imagens presentes no trabalho do artista e crie sua própria aquarela. Por meio de um quebra-cabeças o público pode também reconstituir o painel de 11 metros da obra Eu vi o mundo... ele começava no Recife. Fragmentos de seis obras de várias fases de sua carreira formam ainda um cubo-mágico que pode ser montado das mais diversas formas.

Os visitantes também podem fazer uma visita guiada pelo celular, com a ajuda de um aplicativo que pode ser baixado na Apple Store ou no Google Play, também disponível em libras. O guia conduz o público por um caminho sonoro de 30 pontos fundamentais para a compreensão da arte e da vida do artista.

Serviço:
Exposição Cícero Dias - Um percurso poético
Período expositivo: 21 de abril a 3 de julho
Horário de visitação: de quarta-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
Agendamento realizado pelo sistema Ingresso Rápido – aplicativo disponível para Android e IOS ou site www.ingressorapido.com.br
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil | CCBB SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Estacionamento conveniado: Estapar
Rua Santo Amaro, 272
R$ 15,00 pelo período de 5 horas. (Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.)
Traslado gratuito
Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272, e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado
www.bb.com.br/cultura - www.facebook.com/ccbbsp - www.twitter.com/ccbb_spwww.instagram.com/ccbbsp