VISUAL ARTS AGENDA

Voltar

A Desprofissão

Artists: Tatiana Blass

Curator: -

De 21/7 a 20/8

Galeria Millan Ver mapa

Address: Rua Fradique Coutinho, 1360 - Vila Madalena

Telephone: 11 3031-6007

A Galeria Millan tem o prazer de apresentar as novas individuais das artistas paulistanas Tatiana Blass (Anexo Millan) e Regina Parra (Galeria Millan), a partir de 21 de julho, quinta-feira. Vídeos, pinturas, desenhos e uma instalação integram “Por Que Tremes, Mulher?”, de Regina Parra, enquanto Tatiana Blass apresenta, em “A Desprofissão”, novas séries de pinturas e vídeo-instalações, além de vídeos recentes pouco exibidos em sua trajetória. Ambas as exposições permanecem em cartaz até o dia 20 de agosto de 2016, com entrada livre e gratuita.

Tatiana Blass, 2015 - 21 x 25 cm (Divulgação)

A nova individual de Tatiana Blass, intitulada “A desprofissão”, ocupa o Anexo Millan e marca também o lançamento do primeiro livro a abarcar toda a trajetória da artista (“Tatiana Blass”, editora Automática).

O primeiro bloco reúne cerca de vinte pinturas inéditas, em pequenas dimensões, feitas em guache sobre algodão e sobre papel. A artista se inspirou em cenas de peças de teatro clássicas, nas quais os atores, ou personagens, são absorvidos pelo espaço ao redor, o que faz com que figura e ambiente tornem-se um só corpo pictórico. As cores intensas e opacas próprias da tinta guache, e as formas sem contornos determinados, características da pintura de Tatiana Blass, dão uma ambiguidade interessante às pinturas.

Junto a elas, Tatiana exibe vídeos inéditos da série Desprofissão. São três “vídeo-pinturas” nos quais uma relação cromática entre os elementos é estabelecida. Eles então são expostos como pinturas, em monitores ambíguos, emoldurados como se fossem quadros. Em todos os vídeos, um profissional realiza sua atividade porém alcançando um resultado oposto ao esperado. O lavador de carros torna-se um “deslavador”, ao lavar o automóvel com água suja de barro; a manicure vira uma “desmanicure”, que pinta toda a mão da cliente exceto suas unhas; e o pichador grafita por cima das pichações já existentes, usando um spray da mesma cor da parede, assim “despichando-as”.

Tatiana Blass, Bocejo, 2016 (Divulgação)

A artista exibe também, e pela primeira vez, a videoinstalação Bocejo, originalmente realizada para um projeto solo na feira ARCOMadrid deste ano. São onze vídeos sincronizados em diferentes equipamentos audiovisuais, produzidos de acordo com seus formatos e características específicas. Cada um deles exibe uma cena com pessoas que bocejam e então desencadeiam bocejos nos demais personagens. Em seguida, as telas “dormem” e ficam escuras, em modo stand-by, para depois “acordarem” e voltar a exibir os vídeos em looping, criando assim um círculo de bocejos bastante instigante – e possivelmente contaminador para quem os assiste.

Além disso, Tatiana expõe vídeos anteriores pouco exibidos ao longo de sua carreira. São eles Cisma (2014), Encrenca_Trøbbel (2014), Electrical Room (2013) e Hard Water (2012). Todos são vídeo-performances protagonizados por atores, que realizaram a ação especificamente para esses vídeos.

Já o livro sobre a obra de Tatiana Blass (homônimo), editado pela Automática e com realização da Galeria Millan, tem seu lançamento marcado para o dia 06 de agosto (sábado), às 11h30, quando haverá também uma conversa no Anexo Millan com os críticos Moacir dos Anjos e José Augusto Ribeiro sobre o trabalho da artista.

Tatiana Blass, 2015 - 50 x 70 cm (Divulgação)

serviço
Exposição: "A Desprofissão", individual de Tatiana Blass.
Datas e horários: Abertura dia 21 de julho, quinta-feira, às 19h. Em cartaz até 20 de agosto de 2016. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 18h.
Local: Anexo Millan | Rua Fradique Coutinho, 1416 - Vila Madalena.
Entrada livre e gratuita.
Lançamento do livro “Tatiana Blass” e conversa com José Augusto Ribeiro e Moacir dos Anjos.
Data: 06 de agosto, sábado, às 11h30.