AGENDA DAS ARTES

Voltar

Zapping

Artistas: Alexandre Orion

Curadoria: -

De 18/5 a 31/5

Luis Maluf Art Gallery Ver mapa

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1887 - Jardins

Telefone: (11) 99344-4238

Zapping, com abertura no dia 18 de maio, na Luis Maluf Art Gallery, apresenta obras que questionam nossa relação com as imagens. Composta por 17 obras, a exposição do artista multimídia Alexandre Orion, revela um incômodo visual, uma falta. Construídas em peças de PVC expandido recortadas, a cor turquesa aplicada como background resulta em um efeito similar - em técnica e conceito - ao do cromaqui de televisão: aquilo que se vê (ou que se escolhe ver) é sempre uma construção.

O turquesa é usado em todas as peças propondo uma relação conceitual com a ausência, a abstração, a invisibilidade e, até mesmo, com a camuflagem e mimetismo. Como no cromaqui usado nos falsos cenários, o espectador pode preencher esse vazio, com a imagem mental que melhor lhe convier.


Foto: Twyla Hase

“A obra Inimigo Número Um, por exemplo, apresenta um rosto pintado com os olhos vazados, dando a impressão de ser uma máscara. O que pressupõe que você pode vesti-la, ou colocá-la em qualquer um que você queira. A ideia é fazer alusão ao inimigo cultural - aquele que é inventado de forma midiática.  O inimigo da vez, quem escolhe é quem vê: podem ser um imigrante de outra cultura, ou o próprio observador”, explica o artista Alexandre Orion.

Paralelamente, a exposição apresenta uma relação explícita com a velocidade e a repetição. Com imagens dispostas repetidamente quadro a quadro, Orion disseca o movimento à semelhança dos arquivos conhecidos como GIFs, amplamente utilizados nas redes sociais. Com isso, provoca uma reflexão sobre o frenesi e liquidez com o qual a sociedade contemporânea se relaciona com as imagens e com a identidade humana diante dos vínculos criados entre as pessoas nessas interfaces. “A nossa reação às imagens foi reduzida a uma relação de superfície - de cliques. Somos espectadores impacientes e evasivos. Não fruímos a imagem, pelo contrário, a consumimos, como se absorvêssemos a imagem ao clicar duplamente nela, ao corrê-la pra cima da tela, muitas vezes utilizamos apenas um mecanismo compulsivo de repetição.”


Foto: Twyla Hase

A exposição acontecerá entre os meses de maio e junho em dois endereços: estará em cartaz entre 18 e 31 de maio na Luis Maluf Art Gallery, nos Jardins, com horário de visitação de terça a sábado, das 11h às 22h, com entrada gratuita. E do dia 2 ao dia 24 de junho na Luis Maluf Art Lab, na Vila Madalena, com horário de visitação de terça a sábado, das 13h às 18h, com entrada gratuita.

Sobre Alexandre Orion
Nascido em 1978, o artista multimídia, iniciou sua atividade em 1992 sob influência da cultura urbana e do universo do graffiti. Em pouco tempo, Orion se destacou do movimento do qual fazia parte e passou a interagir com a cidade de uma maneira muito singular. No Brasil suas obras foram exibidas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Centro Cultural da Caixa e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tem entrevistas e textos publicados em mais de 10 línguas, pelas principais editoras de arte do mundo, como Thames and Hudson, Taschen, Éditions de la Martinière, Phaidon, Die Gestalten, Daab, Laurence King Publishers, Rotovision, University of Toronto Press, Vivays Publishing, Tamesis, entre outras. Realizou exposições e possui obras nos acervos da Fondation Cartier Pour L'Art Contemporain, em Paris, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Centrum Beeldende Kunst de Rotterdam, do Itaú Cultural, do Deustche Bank e do Mad Museum ambos em Nova York, do Milwaukee Museum, da fundação Padre Anchieta, do Nelson Atkins Museum, do Spencer Museum of Art, entre outros.

Serviço:
Exposição Intervenção, por Alexandre Orion
Data de abertura: 18 de maio, às 19h.
Local: Luis Maluf Art Gallery 
Entrada Franca