AGENDA CULTURAL

Voltar

Trofologia

Artistas: Sérgio Vasconcelos

Curadoria: Paço das Artes

De 26/1 a 5/3

MIS - Museu da Imagem e do Som Ver mapa

Endereço: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo - SP CEP 01449-000

Telefone: (11) 2117-4777

O Paço das Artes inaugura no dia 26 de janeiro, às 19h, Trofologia, de Sérgio Vasconcelos, primeira mostra da Temporada de Projetos 2017. A exposição fica em cartaz até 5 de março no térreo do MIS (av. Europa, 158) com entrada gratuita.

No dia da abertura, o artista Sérgio Vasconcelos apresenta a performance Trofologia V, na qual dois atores vão simular uma luta na presença de um juiz. O registro em vídeo da ação integrará posteriormente a mostra, que reúne mais quatro vídeos e 10 fotografias, que remetem ao significado da palavra “trofologia”, ciência que ensina a restabelecer a saúde por meio da alimentação.

Desta forma, a simbologia dos alimentos, seu efeito no corpo humano e a relação dos homens com os animais estão presentes nas videoperformances Trofologia I, II, III e IV, em que atores contracenam com animais comuns na alimentação humana, como vaca, carneiro, porco e galinha.

Em cada uma dessas obras, Sérgio Vasconcelos propõe um regime específico para homem e animal, que compartilham o mesmo alimento, a exemplo do quarto vídeo, em que o próprio artista e uma galinha dividem uma tigela de insetos comestíveis. “Em todos os trabalhos foi necessário uma vivência com os animais, criando uma relação de confiança e condicionamento”, conta.

Sergio Vasconcelos (divulgação)

A instituição também comemora 20 anos da primeira exposição de seu principal programa de fomento. “A Temporada de Projetos se mantém até hoje como um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira. Neste sentido, é com bastante alegria que inauguramos a programação do ano justamente com a Temporada e com este trabalho artístico de caráter experimental”, diz Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes.

Além do trabalho de Sérgio Vasconcelos, o júri da Temporada de Projetos 2017 --formado por Benjamin Seroussi, Juliana Gontijo, Priscila Arantes, Solange Farkas e Vinícius Spricigo-- selecionou o projeto curatorial de Thiago Souza com Jota Mombaça e os projetos artísticos de Ana Hupe, Cristina Elias, Daniel Frota, Julia Ayerbe, Juliana Kase, Pontogor, Renan Marcondes e Victor de La Rocque, que serão expostos ao longo do ano. Os locais e períodos de exibição serão divulgados em breve.

Sobre o artista
Sérgio Vasconcelos nasceu em Recife/PE, em 1971, onde vive e trabalha. É formado em artes plásticas pela UFPE, 2003. Desenvolve trabalhos em várias mídias, como vídeo, ação/performance, fotografia, objetos, esculturas. No conjunto de sua obra, aborda questões que sinalizam com a existência do homem em sociedade, com a vida, cultura e a natureza. O artista traz em sua poética experiências ritualísticas de forte conotação social, simbólica, filosófica. 

Sobre a Temporada de Projetos
A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.

Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual.

Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA: http://mapa. pacodasartes.org.br, concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.

Serviço
Temporada de Projetos 2017 - Paço das Artes
Artista selecionado: Sérgio Vasconcelos – Trofologia
Acompanhamento crítico: Joana D´Arc Sousa Lima
Júri: Benjamin Seroussi, Juliana Gontijo, Priscila Arantes, Solange Farkas e Vinícius Spricigo
Abertura: 26 de janeiro de 2017 >> quinta-feira >> 19h
Performance do artista às 19h30
Visitação: até 5 de março de 2017
Grátis

Paço das Artes no MIS
Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br
Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br
http://mapa.pacodasartes.org.br