AGENDA DAS ARTES

Voltar

TIUMMMMTICHAMM

Artistas: José Spaniol

Curadoria: -

De 5/9 a 15/10

Dan Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Estados Unidos, 1638 - Jardim América

Telefone: (11) 3083-4600

Num exercício infinito e ininterrupto, as ondas do mar quebram quando se aproximam do continente. Ao mesmo tempo que se vertem à origem, são também sorvidas pela areia da praia. Sobre um chão liso e de toque macio, a água se esvai, pouco a pouco, em círculos irregulares, numa confusão de espumas. É esta a imagem que inspira "TIUMMMMTICHAMM", individual de José Spaniol, que a Dan Galeria recebe entre os dias 5 de setembro e 15 de outubro de 2018A entrada é livre e gratuita.

Vista de TIUMMMMTICHAMM, individual de José Spaniol. Foto: Sergio Guerini.

A mostra reúne um conjunto de trabalhos relacionados às sonoridades do mar, sugerindo ao observador sua contemplação a partir de um ponto de vista improvável e desestabilizador. A exposição traz uma série homônima de 26 pinturas escultóricas de acrílico colorido marchetados com círculos em branco dos mais variados tamanhos e uma instalação em granito negro e mármore alvo que toma todo o chão do espaço expositivo.

"A mudança de estado das matérias, ou seu tratamento, de modo a contraditar as vocações habitualmente associadas a elas, é um dos fundamentos da poética de José Spaniol", pontua Agnaldo Farias, curador que assina o catálogo da mostra. Em TIUMMMMTICHAMM não é diferente. "Há que se considerar que, segundo a lógica do artista sobre a mudança de estado das coisas e sobre a versatilidade de seu comportamento físico, o chão, nesta exposição, é posto em pé e se prolonga pela parede nas pinturas/esculturas de chapas de acrílico colocadas diante do olhar do público", completa.

A mostra permanece em cartaz até outubro de 2018. Foto: Divulgação

Como em séries anteriores, os trabalhos aqui se organizam pela tensão entre os planos e linhas verticais e horizontais. Imprevistamente, o chão escorre para cima, subvertendo o impulso da gravidade. O observador é então convidado a caminhar pela galeria como pela superfície das águas, sobre um chão pautado pela impermanência e espelhado sobre as paredes cobertas por quadros de resina líquida endurecida, transparente e reflexiva.

"Há nessa experiência algo de quando entramos no mar, de quando ficamos com a água pela cintura e metade do nosso corpo desaparece, e, enlevados, brincamos com a superfície cambiante que nos divide fazendo-nos habitar dois mundos, a água turvada pelo branco das ondas se desfazendo, perpetuamente se desfazendo", afirma Farias.

A exposição faz referência ainda a "Tiamm Schuoomm Cash!", trabalho exposto no octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2016. A instalação trazia dois barcos em madeira suspensos a cerca de 10 metros do chão, escorados em 80 varas de bambus caoticamente organizadas. A onomatopeia, que para o artista se posiciona no meio do caminho entre a palavra e a imagem, dava certa materialidade à água referenciada pela obra. Tal como lá, aqui os trabalhos e o nome atribuído a eles são o registro material de dinâmicas ouvidas, compreendidas e então anotadas.

A mostra traz ao público um conjunto de pinturas escultóricas em acrílico, além de uma instalação que toma o chão do espaço expositivo. Foto: Divulgação.

Serviço
Exposição: "TIUMMMMTICHAMM", individual de José Spaniol.
Datas e horários: de 5 de setembro a 15 de outubro de 2018. De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 13h.
Local: Dan Galeria | Rua Estados Unidos, 1638 - Jardim América, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.