AGENDA DAS ARTES

Voltar

Sebastião Salgado - Muitas Histórias

Artistas: Sebastião Salgado

Curadoria: Mario Cohen

De 9/2 a 3/3

Galeria Mario Cohen Ver mapa

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 177 cj 12 – 2º andar, Jardim Paulistano

Telefone: (11) 3062-2084

A Galeria Mario Cohen, uma das primeiras especializada em fotografia da América Latina, recebe pela segunda vez uma exposição do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. Intitulada Sebastião Salgado Muitas Histórias, a mostra, que pode ser conferida pelo público a partir do dia 9 de fevereiro, traz 16 imagens de diferentes fases de seu trabalho.

Segundo Mario Cohen, curador da exposição e idealizador da galeria, a ideia é mostrar à cidade de São Paulo os olhares de Salgado em diferentes épocas e acontecimentos e também reunir fotos icônicas que dificilmente seriam apresentadas juntas. As fotografias foram retiradas dos livros Êxodos, Otras Américas, Gênesis, África, Trabalhadores e Kuwait: um deserto em chamas, que recebeu uma exposição exclusiva aqui no Brasil em outubro de 2016 no mesmo espaço.


Alaska - USA, 2009 (Gênesis) 78 x 60 cm

A mostra acontece simultaneamente em São Paulo e Bangok, na Tailândia, mas lá com mais de 150 obras.

Sebastião Salgado
Nascido no Brasil em 1944, começou sua carreira como fotógrafo na cidade de Paris em 1973, onde vive até hoje. Em 1994 fundou, junto com Lélia Wanick Salgado, a agência de imprensa fotográfica Amazonas Images, exclusivamente voltada ao seu trabalho. Viajou por mais de 100 países para realizar seus projetos fotográficos, que além de publicados na imprensa, tornaram-se livros tais como: Outras Américas, Sahel, l’Homme en détresse, Trabalhadores, Terra, Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, Africa e Genesis. Sebastião Salgado recebeu inúmeros prêmios pelos seus trabalhos fotográficos. É Embaixador de Boa-Vontade da UNICEF, membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos. Recebeu a comenda da « Ordem do Rio Branco no Brasil e é « Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres », pelo Ministério da Cultura e da Communicação da França. Em 13 de abril 2016, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France, assumindo a cadeira ocupada anteriormente pelo fotógrafo Lucien Clergue.

Serviço:
Exposição Sebastião Salgado - Muitas Histórias
Período: De 9 de fevereiro a 3 de março
Local: Galeria Mario Cohen
Rua Joaquim Antunes, 177, cj. 12 - Jd. Paulistano, Tel (11) 3062-2084