AGENDA DAS ARTES

Voltar

Saramago – os pontos e a vista

Artistas: José Saramago

Curadoria: Marcello Dantas

De 6/3 a 3/6

Farol Santander Ver mapa

Endereço: R. João Brícola, 24 - Centro, São Paulo - SP, 01014-010

Telefone: (11) 3553-5627

A partir do dia 6 de março, a vida, a produção literária e o pensamento de José Saramago apontarão os percursos da mostra “Saramago – os pontos e a vista”, em cartaz até 3 de junho de 2018, no espaço Farol Santander, no centro de São Paulo. Com o apoio da Fundação José Saramago, a exposição tem curadoria de Marcello Dantas e os vídeos que a integram foram produzidos pelo cineasta português Miguel Gonçalves Mendes. A entrada é livre e gratuita.

Trecho de uma das projeções da mostra. (Divulgação)

Além do vasto material audiovisual que compõe e é eixo fundamental da mostra, com imagens inéditas do acervo de Mendes, capturadas durante a gravação do documentário José e Pilar (2010), os visitantes vão ter contato com objetos pessoais do escritor, como o computador com o qual escreveu Ensaio sobre a Cegueira e a cama onde dormia na casa de seus avós durante sua infância - a mesma que dividia com os porcos nas noites mais frias de inverno, como afirmou em seu discurso ao receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Outras atrações interativas permitem ao público conhecer outros aspectos de Saramago, como um óculos que simula sua miopia. 

O objetivo da exposição é apresentar diversas facetas do grande escritor, percorrendo desde sua infância em Portugal até a morte em Lanzarote. Para isso apresenta, além de seus pontos de vista com relação à gramática e pontuação, sua dimensão humana, com suas reflexões acerca da vida, religião, literatura e outros assuntos caros ao autor.

Saramago é popularmente conhecido pelas opiniões polêmicas, mas ao nos aproximarmos de seu universo podemos entender que suas opiniões vêm de uma análise profunda das condições humanas e as relações de poder. É a força que carrega como cidadão, que permeia sua criação literária com um interesse genuíno pelo mundo e pelo ser humano.

Exposição permanece em cartaz até 3 de junho de 2018. (Fundação José Saramago/Divulgação)

Serviço
Exposição: "Saramago - os pontos e a vista", com curadoria de Marcello Dantas.
Datas e horários:  De 6 de março a 3 de junho de 2018. De terça a sábado, das 9h às 19h, com permanência até às 20h; domingos, das 9h às 17h, com permanência até às 18h.
Local: Farol Santander | R. João Brícola, 24 - Centro, São Paulo.
A entrada é livre e gratuita.