AGENDA DAS ARTES

Voltar

Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência

Artistas: Vários

Curadoria: Jack Brandão

De 24/3 a 6/5

Museu de Arte Sacra Ver mapa

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 - Luz

Telefone: (11) 3326-3336

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP) exibe "Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência", sob curadoria de Jack Brandão. Por meio de cerca de 40 obras do acervo do MAS/SP - entre esculturas, pinturas, objetos arqueológicos, além de plotagens de obras existentes em outros museus e igrejas - a mostra busca levar os visitantes a construir sua própria história do Sudário de Turim, a partir da união entre arte, ciência e fé. O museu - que tem ingresso gratuito aos sábados - apresenta simultaneamente outras duas exposições: "Deposizioni - Arqueologia do Desenho, de Pontormo a Caravaggio", de Cesare Pergola, e "A Última Ceia", de Luiz Bhittencourt. A entrada é livre para todas as idades.

Autor desconhecido, Cristo da Ressureição, Séc. XVIII. Técnica: Madeira policromada. (Divulgação)

"O Santo Sudário é considerado uma comprovação sagrada da passagem do Cristo para a eternidade", comenta José Carlos Marçal de Barros, diretor executivo do MAS/SP. Para esta nova mostra, o curador Jack Brandão, professor, mestre e doutor em Literatura, presenteia o público com uma verdadeira aula sobre o tema, baseado em considerações artísticas, místicas e científicas acerca do tecido que teria envolvido o corpo de Jesus após ser crucificado. "Procuraremos demonstrar como a relíquia transcende o religioso ao influenciar o artístico ao longo dos séculos, definindo, por exemplo, o rosto de Jesus; o histórico, ao nos fornecer preciosos dados arqueológicos sobre uma pena capital de séculos; o científico, de modo especial após sua primeira fotografia, quando passou a ser um dos objetos mais estudados no século XX, por diversas especialidades científicas", comenta.

Inserida em um vasto campo artístico, a mostra apresenta estilos e técnicas de épocas variadas, trazendo esculturas e pinturas do acervo do MAS/SP, bem como objetos arqueológicos e reproduções de obras sacras datadas a partir do século XIV. Nas palavras do diretor executivo do MAS/SP: "Temos certeza de que o visitante apreciará, sobremodo, mais esta comemoração da Páscoa do ano 2018 de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Juan Manuel Miñarro López, Cristo Yacente Sindónico, sem data. Cedro policromado. (Divulgação)

Serviço
Exposição: “Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência”, com curadoria de Jack Brandão.
Datas e horários: Abertura dia 24 de março, sábado, às 11h. Em cartaz até 6 de maio de 2018. De terça-feira a domingo, das 9h às 17h (bilheteria até às 16h30)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo | Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô).
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes e idosos pagam meia); grátis aos sábados.