AGENDA DAS ARTES

Voltar

Rostos Haitianos

Artistas: Lucca Messer

Curadoria: -

De 9/12 a 24/2

Unibes Cultural Ver mapa

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré

Telefone: (11) 3065-4333

O tema imigração está em evidência devido aos atuais movimentos migratórios decorrentes de conflitos, acidentes naturais e questões econômicas e, até mesmo, pelas recentes alterações na lei de migração brasileira. Com o intuito de retratar como vivem os imigrantes, o fotógrafo documentarista Lucca Messer voltou suas lentes à comunidade de haitianos que residem no bairro do Glicério, região central de São Paulo, SP, durante quatro meses. O projeto foi produzido pelo haitiano Ocarl Joseph e é apresentado agora na Unibes Cultural, entre os dias 9 de dezembro de 2017 e 24 de fevereiro de 2018. A entrada é gratuita.

Rostos Haitianos (Divulgação)

O resultado mostra os sonhos que movem homens, jovens e mulheres ao Brasil e a realidade que vivem diariamente em busca de melhores condições. De acordo com Messer, que é inglês e vive há 12 anos no Brasil, o bairro transformou-se em um ponto de encontro dos haitianos devido ao isolamento cultural que sofrem na cidade. “A proposta é debater a imigração e dar destaque aos novos grupos de imigrantes na cidade.”

A mostra é um fragmento do trabalho do profissional, que pretende criar uma série das diversas comunidades ainda ignoradas no Brasil. Além das imagens capturadas, será possível conhecer cada um dos personagens por meio de depoimentos em que os imigrantes revelam seus sonhos, família, trabalho, religiosidade e fé, como o de Esner Sylvain, 31 anos e que vive em São Paulo, há dois anos: “Nós jovens haitianos sempre temos um sonho de viajar, conhecer vários países e buscar uma vida melhor do que a no nosso país. Eu vim sozinho à cidade. O bairro do Glicério não me faz sentir que estou em um país estrangeiro, o bairro se parece um pouco com a minha cidade no Haiti. Aqui no centro tem muitos haitianos e nós haitianos gostamos de viver juntos e por isso estamos aqui juntos, no mesmo bairro."

Rostos Haitianos (Divulgação)

Serviço
Exposição: "Rostos Haitianos".
Datas e horários: 9 de dezembro de 2017 a 24 de fevereiro de 2018. De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.
Local: Unibes Cultural | Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo.
Entrada gratuita.