AGENDA DAS ARTES

Voltar

(Re)conhecimento - A Arte de Robinho Santana

Artistas: Robinho Santana

Curadoria: -

De 13/1 a 16/3

Oficina Cultural Alfredo Volpi Ver mapa

Endereço: Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Na exposição "(Re)conhecimento - A Arte de Robinho Santana", em cartaz na Oficina Cultural Alfredo Volpi a partir de 13 de janeiro, o artista reconstrói sua trajetória partindo de referências familiares e influência da arte afro-brasileira. São mais de 20 obras em tinta óleo, acrílica, pintura digital, serigrafia e vídeos na mostra que realiza sua abertura a partir das 15h. No dia da abertura, o público poderá participar de um bate-papo com Robinho, seguido da discotecagem de Mari Boaventura. Em cartaz, com entrada livre e gratuita, até 16 de março de 2018.

Robinho Santana (Divulgação)

Através de obras que exploram as referências de religiões de matrizes africanas, símbolos Adinkras – símbolos dos povos Akan que representam provérbios sobre as crenças e as histórias desses povos – plantas e os elementos da natureza (água, fogo, terra e ar), Robinho apresenta sua principal inspiração: a luta e resistência das mulheres e homens negros brasileiros. “Como no meu trabalho eu falo sobre o meu cotidiano, naturalmente falaria sobre as pessoas negras, que podem ser meus familiares, amigos, vizinhos ou a maioria da população brasileira”, conta o artista.

“Recordo de ter visitado uma exposição de arte pela primeira vez somente na minha fase adulta. Como artista nascido e criado no Jardim Ruyce, bairro periférico da cidade periférica de Diadema, reconheço a importância de ter essa exposição descentralizada, facilitando o acesso aos moradores das periferias que, inclusive, retrato em meus trabalhos”, comenta o artista sobre a localização da Oficina Cultural onde acontece a exposição, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

As ilustrações de Robinho ganharam destaque na "Ocupação Abdias Nascimento", promovida pelo Itaú Cultural

Sobre o artista
Formado em design pela Anhembi Morumbi e técnico em fotografia pelo Senac, Robinho Santana fez Modelagem e iluminação 3D pela Melies Escola de Cinema e Animação. Contou com obras expostas na Pinacoteca de São Bernardo e no Athens Digital Week na Grécia.

Robinho Santana (Divulgação)

Serviço
Exposição: "(Re)conhecimento - A arte de Robinho Santana", de Robinho Santana.
Datas e horários: Abertura dia 13 de janeiro, a partir das 15h. Em cartaz até dia 16 de março de 2018. De terça a sexta, das 10h às 22h; sábados, das 10h às 18h.
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi | Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.