AGENDA DAS ARTES

Voltar

Prototyping in Tokyo – Shunji Yamanaka

Artistas: Shunji Yamanaka

Curadoria: -

De 27/3 a 13/5

Japan House São Paulo Ver mapa

Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista

Telefone: (11) 3090-8900

O designer japonês Shunji Yamanaka apresenta seus tecnológicos protótipos na JAPAN HOUSE São Paulo, com a exposição “Prototyping in Tokyo – Shunji Yamanaka”, em cartaz entre os dias 27 de março e 13 de maio de 2018. Yamanaka é reconhecido por desenvolver de carros inteligentes a próteses de alta-tecnologia para atletas paraolímpicos, tendo como mais novo projeto o protótipo de uma nave para levar pessoas a alguns pequenos planetas, em desenvolvimento com a JAXA - Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. A entrada é livre e gratuita.

Exposição permanece em cartaz até 13 de maio de 2018. (Divulgação)

Para o professor Shunji Yamanaka, design é “a concretização de uma feliz experiência pelo planejamento de quase todas as coisas que acontecem entre o homem, o objeto ou ambientes artificiais”. No dia 27 de março, às 17h, acontece uma palestra onde serão apresentados alguns trabalhos nos quais foram consideradas as relações entre o homem e o objeto artificial, como o design de uma prótese em que há uma profunda relação entre a engenharia funcional e o corpo humano. Além disso, o público terá acesso a conteúdos sobre prototipagem que dá forma à tecnologia de ponta, pesquisas e design focado nas características dos materiais e nos métodos de produção.

A instituição localizada na Av. Paulista apresenta também, em contra-ponto ao teor tecnológico da exposição de Yamanaka - que ocupa o 2º andar do espaço expositivo - o trabalho do artista plástico Oscar Oiwa, composto por telas e intervenções finitas, que estarão na mostra “Oscar Oiwa no Paraíso - Desenhando o efêmero”, que acontece do dia 03 de abril a 03 de junho. Esta mostra integra o calendário oficial de celebração dos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil, comemorados em 2018. O artista ocupará o andar térreo com três telas e uma intervenção inédita, feita em uma espécie de balão e que reflete sua visão sobre o que é o paraíso, na forma mais básica de se expressar visualmente: uma caneta preta e uma superfície em branco. Os visitantes serão convidados a entrar nesta obra e, assim, fazer parte deste imaginário do artista, em uma integração única.

Serviço
Exposição: "Prototyping in Tokyo - Shunji Yamanaka".
Datas e horários: De 27 de março a 13 de maio de 2018. De terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: JAPAN HOUSE São Paulo | Avenida Paulista, 52 - São Paulo.
Entrada livre e gratuita.
Palestra: “Prototipagem para Visualizar o Futuro”, com Shunji Yamanaka
Data: 27 de março, às 17hs.
Local: JAPAN HOUSE São Paulo | Avenida Paulista, 52 - São Paulo.
Entrada gratuita (senhas disponíveis uma hora antes de cada sessão devem ser retiradas na recepção / tradução consecutiva).